Observatório da Produção Intelectual - OPI

O Observatório da Produção Intelectual do Sistema FMUSP-HC tem o objetivo de reunir e dar visibilidade a um trabalho conjunto e de relevância nacional e internacional, fruto da pesquisa desenvolvida em prol da melhoria da saúde e da qualidade de vida das pessoas. Compreendendo a exigência de um ritmo de vida cada vez mais acelerado dos atores envolvidos nessas comunidades científicas, o OPI procura fornecer os dados da produção científica mais relevante de forma automatizada, cabendo à equipe da Biblioteca o trabalho de consistência e organização da informação.

Caso queira sugerir a inclusão de um trabalho de sua autoria, que por algum motivo não está aparecendo, entre em contato conosco pelo e-mail: suporte.opi@fm.usp.br

Seguindo a tendência internacional de dar visibilidade às pesquisas financiadas com recursos públicos, o OPI procura facilitar o acesso ao texto completo, por outro lado, atento à legislação de direitos autorais e ao copyright, restringe ou veta o acesso ao que não é permitido. Lembramos que todos os documentos sujeitos a assinaturas só podem ser consultados nos IPs (Internet Protocol) da Universidade de São Paulo ou via VPN (Virtual Private Network). Mesmo assim, caso identifique a necessidade de exclusão de algum documento, pedimos que entre em contato conosco imediatamente para que a situação seja esclarecida. A pesquisa no OPI é feita de forma intuitiva pela navegação no menu do lado esquerdo.

A cada clique, sua busca vai sendo filtrada e o resultado aparece na tela central. Para retornar, basta clicar na barra azul logo abaixo do logotipo.

As análises sobre a produção científica contidas no OPI são quantitativas e qualitativas. Atualizadas mensalmente, fornecem dados que podem ser comparados a outras instituições de excelência.