Instâncias de Apoio ao Estudante

A Faculdade de Medicina da USP dispõe de diversas instâncias de assistência aos seus estudantes, organizadas de acordo com o organograma abaixo. Saiba mais sobre as instâncias de apoio ao estudante existentes, clicando nos respectivos links abaixo.

Núcleo de Apoio ao Estudante da FMUSP (NAE-FMUSP)

O Núcleo de Apoio ao Estudante (NAE) da FMUSP foi criado em 2017 para monitorar, avaliar e apoiar as necessidades acadêmicas, socioeconômicas e de promoção de saúde dos estudantes, funcionando como interlocutor institucional para garantir o provimento dos recursos necessários para o atendimento dessas demandas, dentro das possibilidades institucionais. É composto por 4 coordenações e pelo Serviço de Acolhimento Integrado.

Para mais informações, clique NAE.

Serviço de Acolhimento Integrado

É o serviço assistencial inicial de apoio aos estudantes, funcionando como “porta aberta” a qualquer estudante que seja encaminhado ou busque espontaneamente algum serviço de apoio da FMUSP. Os atendimentos buscam compreender o estudante da FMUSP sob uma ótica global e sistêmica, garantindo, dessa maneira, a elaboração da coordenação de cuidado, encaminhando o estudante para os diversos serviços de apoio da FMUSP, de acordo com as necessidades individuais. É realizado pelo psiquiatra Dr. Arthur Danila, que pode ser acessado também via e-mail, pelo arthur.danila@fm.usp.br. Funciona diariamente de segunda a sexta das 10h00 às 14h00, no prédio-sede da FMUSP, no 2º andar, sala 2340 (no corredor em frente à Biblioteca). O telefone para contato é o (11) 3061-8744 (falar com Beatriz ou Emília).

Grupo de Assistência Psicológica ao Aluno da FMUSP (GRAPAL)

Criado em 1986, oferece assistência aos estudantes de graduação alunos da Faculdade de Medicina da USP (Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina e Terapia Ocupacional) e aos médicos residentes do HCFMUSP, e os médicos residentes da FMUSP. A assistência é realizada em duas principais vertentes: atendimento em psiquiatria clínica (com psiquiatras) e psicoterapia (com psicólogos).

Para mais informações, clique GRAPAL.

Serviço Social (Med Apoia)

É o serviço que desenvolve ações de apoio socioeconômico aos estudantes, promovendo concessão de bolsas de auxílio em função de análise socioeconômica realizada pelas Assistentes Sociais do serviço.

Para mais informações, envie e-mail para med-apoia@fm.usp.br ou ligue para (11) 3061-8744/7616

Programa Tutores

Esse programa tem a finalidade de estabelecer, para um grupo de alunos, um orientador que acompanhará seu progresso acadêmico e os auxiliará em eventuais problemas surgidos durante o curso. Os tutores discutem temas de interesse da formação médica, científica, humana e para a cidadania.

Para mais informações, clique Programa tutores.