Humanização

A Humanização é um campo de conhecimento transversal na área da saúde que concentra esforços sobre a qualidade ética e empática das relações interpessoais nas práticas de atenção, gestão e ensino. Seu desenvolvimento se dá por meio de ações institucionais que promovem valores e comportamentos para uma cultura de humanização fortemente ancorada no respeito mútuo e no trabalho colaborativo para o bem comum. Várias ações para o desenvolvimento da cultura de humanização foram realizadas no período de 2014 a 2018. A seguir destacamos as principais.



No âmbito do ensino médico

Criou-se o eixo Humanização-Bioética na Disciplina UC21 do currículo médico obrigatório, inserindo conteúdo programático teórico e prático de humanidades médicas, humanização e bioética do primeiro ao quarto ano da graduação em Medicina no currículo novo.

No âmbito da pesquisa em saúde

Incentivou-se a participação dos alunos em projetos de pesquisa e de iniciação científica, tais como a Pesquisa de Experiência do Paciente do HCFMUSP e o projeto A Dança em Hospital, para estudar a percepção de pacientes quanto ao cuidado humanizado no contexto hospitalar