A FMUSP

A Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo é reconhecida pelo pioneirismo e excelência no ensino e pesquisa. Foi fundada em 1912 e implantada em 1913. Em 1931, o atual prédio da Faculdade de Medicina foi inaugurado. Em 1934, passou a integrar à Universidade de São Paulo. 

A FMUSP oferece quatro cursos de graduação: Medicina, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional. O curso de Medicina fica no campus Pinheiros, com área construída de 44.000 metros quadrados e os cursos de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional estão na Cidade Universitária em uma área de 6.000 metros quadrados.

A FMUSP tem 1.400 alunos na graduação, mais de 1.000 colaboradores, sendo 368 professores; 1.800 alunos na pós-graduação e 1.600 residentes. Conta com 26 programas de pós-graduação (mestrado e doutorado), 62 programas de especialidades de residência médica e 14 programas de residência multiprofissional e uniprofissional.

A média é de 1.300 artigos científicos publicados por ano. Possui o maior hospital da América Latina - o Hospital das Clínicas, com mais de um milhão de consultas ambulatoriais por ano, mais 232 mil atendimentos de urgências e emergências por ano, mais de 50 mil cirurgias por ano. 

O Hospital das Clínicas possui oito institutos (Instituto Central, Instituto de Psiquiatria, Instituto do Coração, Instituto de Radiologia, Instituto de Radiologia, Instituto do Câncer, Instituto da Criança e do Adolescente, Instituto de Ortopedia e Traumatologia, Instituto de Medicina Física e Reabilitação) e dois hospitais auxiliares (Hospital Auxiliar Suzano e Hospital Auxiliar Cotoxó).

A FMUSP é um dos maiores centros de pesquisas médico-científicas do país, com 62 laboratórios de investigação médica, os LIMs, com 230 grupos de pesquisa e expressiva produção intelectual. 

A Faculdade atua em parceria com o Hospital Universitário – HU e tem o Centro de Saúde Escola Butantã como unidade docente-assistencial da FMUSP, especializada em atenção primária à saúde.  

Possui mais de um século de excelência no ensino e no reconhecimento internacional. Em 2015, foi implantado o Medical Winter Schools, que recebe alunos de universidades de diversos países. A Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo busca constantemente desenvolver e promover a excelência no ensino e pesquisa.