Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo:
a história em fatos e fotos
A Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) é reconhecida pelo seu pioneirismo e excelência, nos âmbitos de ensino, pesquisa e extensão universitária. A Instituição investe em modernização, inovação tecnológica e plataforma educacional, além de firmar parcerias com a iniciativa privada e expandir o processo de internacionalização para ser um centro educacional de referência no mundo.
Para saber como tudo começou e conhecer os avanços até os dias atuais, clique nas datas em destaque.
Surge a primeira associação de médicos do Estado de São Paulo, a Sociedade de Medicina e Cirurgia de São Paulo, presidida por Pereira Barreto.
É assinado o decreto de criação da Faculdade de Medicina e Cirurgia de São Paulo.
Arnaldo Vieira de Carvalho, então diretor clínico da Santa Casa de Misericórdia, assume a direção da Faculdade.
Em abril, acontece a aula inaugural da Faculdade, que funciona em instalações cedidas pela Escola de Comércio Álvares Penteado.
A Faculdade é transferida para a Rua Brigadeiro Tobias, onde permanece até 1931.
Forma-se a primeira turma, composta por 27 médicos, entre os quais duas mulheres.
Lançamento da pedra fundamental do edifício sede, em 25 de janeiro, em frente ao Cemitério do Araçá.
Tem início a construção do prédio principal, com apoio da Fundação Rockefeller, que patrocina a introdução de novos padrões de ensino e pesquisa.
Término da construção e inauguração do prédio central.
A Faculdade de Medicina é integrada à Universidade de São Paulo (USP).
É inaugurado o Hospital das Clínicas, onde as disciplinas clínicas passam a ser ministradas.
A FMUSP recebeu, do Conselho Executivo da Associação Médica Americana, o título de padrão "A", colocando-a entre as 15 maiores faculdades de medicina do mundo.
É realizado o primeiro transplante de rim da América Latina, no Hospital das Clínicas da FMUSP.
Foi realizado, no Hospital das Clínicas da FMUSP, o primeiro transplante de coração.
É criado o Laboratório de Investigação Médica (LIMs) do Hospital das Clínicas da FMUSP.
Ocorrem inúmeros procedimentos clínicos e cirúrgicos pioneiros, entre os quais destacamos o nascimento do primeiro bebê de proveta em hospital público do país; o primeiro implante coclear do Brasil em paciente com surdez profunda; e o transplante cardíaco no mais jovem paciente brasileiro, um bebê de 20 dias.
A FMUSP passa a ser a primeira escola médica da América do Sul a integrar a M8 Alliance, rede global de instituições acadêmicas de excelência em ensino e pesquisa.
A FMUSP promove, pela primeira vez, o Winter School, reunindo alunos brasileiros e estrangeiros para um programa, em inglês, de duas semanas de atividades educacionais em diferentes áreas.
A Association of Academic Health Centers International (AAHCI), braço internacional da Association of Academic Health Centers (AAHC), com sede em Washington (EUA), inaugura no dia 10 de julho, o escritório regional para América Latina e Caribe (LAC), representada pela FMUSP.