Um Acordo de Intenções para futuras parcerias entre a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e o projeto Barco/Navio Hospital Papa Francisco foi assinado na última sexta-feira, dia 06 de março, durante a reunião ordinária da Congregação, em que também foi entregue o Prêmio de Iniciação Científica da Associação dos Professores Eméritos.

O Frei Francisco Belotti, Presidente da Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus, apresentou o projeto e descreveu o perfil das comunidades ribeirinhas da Região Amazônica assistidas pelas expedições do Barco Hospital Papa Francisco. Na sequência, a Profa. Claudia da Costa Leite, do Departamento de Radiologia e Oncologia da FMUSP, contou sobre a experiência dela e de uma médica residente em atividades a bordo deste mesmo Barco.

O Prof. Tarcisio E. P. Barros Filho, Diretor da FMUSP, concedeu que “todos os Departamentos conheçam o projeto e verifiquem as possibilidades de participação, realização de estágios e demais colaborações que possam vir a ser feitas, já que é uma oportunidade, não apenas pelo aspecto humanístico, mas também de proporcionar uma experiência de vida diferenciada para os alunos e residentes da FMUSP”. A cooperação entre FMUSP e o projeto Barco Hospital Papa Francisco inicia-se pelo Instituto de Radiologia do Hospital das Clínicas, representado na ocasião pelo Presidente do Conselho Diretor, Prof. Giovanni Guido Cerri.

Na mesma Congregação, o Prêmio de Iniciação Científica da Associação de Professores Eméritos da FMUSP foi concedido ao aluno de graduação Nicolas Chiu Ogassavara, entregue pelas mãos do Prof. Emérito Marcel Cerqueira Cesar Machado. A homenagem reconhece o trabalho de Nicolas Ogassavara de classificação clínica (Edmonton Obesity Staging System) da gravidade da obesidade como instrumento da fila de espera para tratamento cirúrgico da obesidade no Sistema Único de Saúde (SUS). Estudo este realizado sob a orientação da Profa. Beatriz Tess, do Departamento de Medicina Preventiva da FMUSP, e que foi motivo de editoração na revista científica Obesity Surgeryc.