Notícias

Titular do Departamento de Patologia da FMUSP, o Prof. Dr. Paulo Saldiva é o novo ocupante da Cadeira número 98 da Secção de Ciências Aplicadas à Medicina, da Academia Nacional de Medicina (ANM), cujo patrono é o Dr. Adolpho Frederico Luna Freire. A posição foi ocupada por João Pedro Escobar Marques-Pereira até o seu falecimento, em 6 de junho de 2017. A designação de Saldiva ocorreu no dia 19 de abril, durante a 26ª sessão ordinária da ANM, e a cerimônia de posse como membro titular foi no dia 7 de agosto, também na sede da ANM, no Rio de Janeiro.

O Prof. Saldiva formou-se pela FMUSP em 1977, tendo defendido o doutorado em 1983 e a tese de livre-docência em 1986. É professor Titular do Departamento de Patologia desde 1996. Suas linhas de pesquisa englobam as áreas de Anatomia Patológica, Fisiopatologia Pulmonar, Doenças Respiratórias e Saúde Ambiental, Ecologia Aplicada, Cidades e Saúde Humana, Humanidades e Antropologia Médica. Ciclista e gaitista, é diretor do Instituto de Estudos Avançados da USP (IEA) desde abril de 2016.

O vínculo com a ANM é vitalício e, a partir de sua nomeação, Saldiva deverá atuar em parceria com a instituição para a difusão de ideias médicas, farmacêuticas e de ciências afins.

Entre os acadêmicos da USP que integram atualmente a ANM estão os médicos e professores Eduardo Krieger, Fabio Jatene, Giovanni Guido Cerri, José Eduardo Sousa, Maurício Rocha e Silva, Raul Cutait, Samir Rasslan, Sergio Bydlowski e Silvano Raia, entre aposentados e ativos. Paulo Hoff, conselheiro na FMUSP e do Hospital das Clínicas da FMUSP, também é membro da ANM.