A IV Oficina de Formação de Avaliadores do Sistema de Acreditação das Escolas Médicas (SAEME) foi realizada nos dias 28 e 29 de junho, na FMUSP. Contou com a participação de 20 estudantes e 40 docentes, além do grupo técnico e membros da Comissão de Acreditação e representantes da Associação Brasileira de Educação Médica.

Os novos avaliadores tiveram a oportunidade de conhecer e compreender o processo de acreditação do Saeme e o papel do avaliador. O encontro é uma oportunidade única de troca de experiências, num momento em que o número de cursos de Medicina inscritos no Saeme vem aumentando nos últimos meses, o que justifica a necessidade de ampliar o banco de avaliadores, segundo os organizadores do encontro.

O avaliador SAEME é fundamental no processo de acreditação das escolas médicas. A equipe de avaliação é formada por três professores, sendo pelo menos um de área básica e um da clínica, e preferencialmente é incluído um profissional de outra área da saúde e/ou educação, além de um estudante de Medicina. A equipe de avaliação é responsável pela coleta e análise de evidências para acreditação das escolas.

Atualmente, há cerca de 52 estudantes avaliadores e 125 avaliadores docentes, selecionados e capacitados entre os 380 inscritos. A formação dos avaliadores inclui uma oficina presencial de dois dias, além do acompanhamento por um avaliador mais experiente durante a visita. A formação dos avaliadores também é complementada por um curso online de oito semanas de duração.