Residentes FMUSP

Oportunidade de Estágio Eletivo

A porta de entrada para o intercâmbio de residentes (outgoing) atualmente é o responsável pelo Programa de Residência Médica em que o aluno está matriculado. O Estágio eletivo internacional é uma modalidade de estágio destinada exclusivamente a médicos regularmente matriculados em Programas de Residência Médica da FMUSP.

O processo seletivo e a negociação de vagas para realização de Estágio internacional são, diretamente, organizados pelo Programa do interessado e o deferimento ou não do pedido é de responsabilidade do supervisor do Programa.

Para que as vagas não sejam, somente, negociadas pelos programas, a COREME/FMUSP e a CRInt estão criando protocolos de atuação conjunta para facilitar a mobilidade de médicos residentes de programas FMUSP para estágios em Centros Universitários internacionais.

Como parte desta iniciativa, estamos criando um banco de dados de oportunidades, disponíveis em nível internacional, para utilização dos programas da FMUSP. As instituições abaixo assinaram acordo de cooperação com a FMUSP e aceitam receber residentes Brasileiros por um período máximo de 8 semanas, o contato deve ser feito, diretamente, com o coordenador do convênio, o nosso escritório estará à disposição para que eventuais dúvidas sejam solucionadas. 

  • Universidade de Barcelona – Gastroenterologia (Coordenador: Prof Flair Carrillo)
  • Universidade de Michigan – Ginecologia, Cirurgia Plástica, Oftalmologia e emergências clínicas (Coordenadora: Profa Ana Claudia Latrônico/Escritório Internacional)
  • Universidade do Porto – Anestesiologia (Coordenador: Escritório Internacional)
  • King’s College – Atenção Primária, preventiva (Coordenador: Prof Ricardo Ayres)
  • Instituto Karolinska – Psiquiatria (Coordenador: Prof Homero Vallada)
  • Yale University – Psiquiatria (Coordenador: Prof Eurípedes Constantino Miguel Filho)