Foto: Renato Stockler

A humanização é um conjunto de princípios, métodos e de dispositivos que promovem transformação da cultura institucional para a construção coletiva de compromissos éticos e de práticas que melhoram as relações entre as pessoas na atenção à saúde, ensino e gestão dos serviços.

A humanização alcançou protagonismo no Sistema FMUSPHC desde que figurou como um dos seis eixos estratégicos para o desenvolvimento dos rumos institucionais, definidos em 2010 durante a Conferência de Busca do Futuro do Projeto FMUSP 2020.

Mesmo antes da humanização ser um eixo estratégico, o Hospital das Clínicas já promovia iniciativas de humanização, mas faltava uma coordenação gestora e central para desenvolver ações e projetos de humanização alinhados aos objetivos estratégicos da FMUSP e do HC. Assim, no mesmo ano de 2010, foi organizada a Rede Humaniza FMUSPHC, que permitiu maior integração e trocas de experiências de boas práticas de humanização entre os Institutos do Hospital e, em 2012, foi criado o Núcleo Técnico e Científico de Humanização.

Assim, estruturou-se projetos e ações de humanização alinhados aos pilares de sustentação do Sistema FMUSHC: Ensino, Pesquisa, Assistência, Gestão e Cultura e Extensão.


Nossa missão, visão e valores