Informações Gerais - (Inscrição, Seleção e Matrícula)

INFORMAÇÕES SOBRE INSCRIÇÃO, SELEÇÃO E MATRÍCULA, NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO SENSO ESTRITO

As inscrições nos programas de pós-graduação senso estrito da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo deverão ser realizadas exclusivamente na Secretaria do Programa de Pós-graduação pretendido, no decorrer do ano.

Para informações sobre período de inscrição, orientadores credenciados, linhas de pesquisa, etc... consultar diretamente o programa, cujo endereço, telefone, e-mail e pessoas de contato estão disponíveis em: Relação dos endereços de programas de pós-graduação.

Relação de Documentos Necessários

1. Formulário de Cadastramento de Alunos de Pós-Graduação (download do formulário);

2. Cópia legível do Registro Geral (carteira de identidade);
Para estrangeiros: cópia legível do Registro Nacional de Estrangeiros (RNE).

3. Cópia legível do Cadastro de Pessoa Física (CPF);

4. 1 foto recente 3 X 4;

5. Cópia legível do Diploma de Graduação, com registro do MEC (frente e verso). Na falta do diploma, apresentar declaração da instituição de origem, com data recente, constando a data em que ocorreu a colação de grau;

6. Para programas que exigem conclusão da residência médica :Atestado de Conclusão de 2 anos de Residência Médica credenciada pela Comissão Nacional de Residência Médica;

7. Comprovante do pagamento de taxa de inscrição;

8. Proficiência em Inglês (com validade de 5 anos);

9. Aos alunos estrangeiros, além da proficiência em língua inglesa, é exigida também a proficiência em língua portuguesa, demonstrada por meio da apresentação do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros, CELPE-BRAS, de acordo com o Regulamento do Programa.


Sobre os documentos acima:

1. Para atender a DELIBERAÇÃO CEE N° 37/03 que Regulamenta o registro de diplomas no Sistema Estadual de Ensino, o RG é o documento exigido para o processo;

2. Não é aceito declaração informando data de colação de grau posterior à inscrição;

3. Os candidatos aos cursos de doutorado, que tenham realizado curso de mestrado fora da USP, deverão providenciar a aceitação do título de mestre;

4. Taxa de inscrição, através de guia obtida na secretaria de pós-graduação do programa onde a inscrição será realizada e recolhida na Tesouraria da FMUSP;

5. PROFICIÊNCIA EM INGLÊS
* Cultura Inglesa
(11) 3032-4888
O resultado será fornecido através do link: http://www.spg.fm.usp.br/site/gdculturapes.asp

5.1 Reading Test in English for Candidates for Postgraduate Courses, realizado pela Cultura Inglesa, filial Pinheiros*, exclusivamente para a Faculdade de Medicina da USP. Pontuação mínima para curso de mestrado: 50 pontos; para curso de doutorado: 60 pontos. (vide pontuação no Edital do Programa).

5.2.1 Toefl internet-based Test, com pontuação mínima de 40 pontos para o curso de mestrado e 61 pontos para o curso de Doutorado.

5.2.2 Toefl Computer-based Test, com pontuação mínima de 120 pontos para o curso de mestrado e 173 pontos para o curso de Doutorado.

5.2.3 Toefl Paper-based Test, com pontuação mínima de 433 pontos para o curso de mestrado e 500 pontos para o curso de Doutorado.

5.2.4 Não é aceito o Toefl Institucional.

5.3 APT(A) Alumni Proficiency Test, Oral Interview, Translation, realizado pela Associação Alumni exclusivamente para a Faculdade de Medicina da USP, com pontuação mínima de 70 pontos. Este teste não é mais aplicado. São aceitos aqueles já realizados e dentro da validade de 5 anos.

5.4 De acordo com o regulamento de cada programa outros testes de proficiência em inglês poderão ser aceitos.


Seleção

A aceitação do candidato dependerá de parecer baseado no exame da documentação apresentada, da entrevista e do resultado de provas de seleção a critério do Programa, a fim de assegurar o ingresso de candidatos com maior potencial, para aprovação final da Comissão de Pós-Graduação, recomendando-se que os(as) candidatos(as) obtenham maiores informações com a Coordenadoria do Programa.

Matrícula

A matrícula dos candidatos selecionados deverá ser realizada exclusivamente na Secretaria do Programa de Pós-graduação onde a inscrição foi realizada.

O cumprimento do Artigo 53 do Regimento de Pós-Graduação da USP (RESOLUÇÃO Nº 6542, de 18 de abril de 2013 ) é obrigatório no ato da matrícula inicial.