Apresentação

Núcleo de Apoio ao Estudante (NAE)

Criado em 2017, o Núcleo de Apoio ao Estudante (NAE) passou a integrar serviços, como GRAPAL, Serviço de Suporte Pedagógico e Serviço Social, e programas, como a Mentoria, que já existiam na FMUSP e criou novos espaços para ampliar a atuação institucional na oferta de suporte aos alunos de graduação. A linha mestra do NAE é o olhar integral aos estudantes, de maneira a dar mais resolutividade às ações institucionais. 

O NAE é responsável por apoiar as necessidades socioeconômicas, acadêmico-pedagógicas, de saúde mental e de promoção da saúde dos alunos de graduação. Realiza programas e ações contínuas de monitoramento e de resposta a essas demandas e exerce o papel de interlocutor institucional junto aos dirigentes da FMUSP de modo a garantir recursos necessários para as suas ações.  

O Núcleo é composto por docentes e discentes membros da Comissão de Graduação da FMUSP, além de profissionais dos serviços e programas de apoio ao estudante. Tem como coordenadoras gerais as Profa. Dra. Sandra Grisi e Profa. Dra. Beatriz Tess, que podem ser contatadas pelo e-mail nae@fm.usp.br.

A secretaria do NAE fica no 2º andar, sala 2340. Funciona de segunda a sexta, das 8h às 16h, e pode ser contatada pelo telefone 11 3061 8744 ou e-mail secretarianae@fm.usp.br.

A estrutura organizacional do Núcleo inclui a Coordenação Geral e quatro coordenações temáticas (Coordenação Social, Coordenação de Atenção em Saúde Mental, Coordenação de Promoção da Saúde e Coordenação Acadêmica), três serviços (Acolhimento integrado, Serviço Social e Serviço de Assistência em Saúde Mental) e dois programas (Prevenção e Promoção de Saúde Mental e Tutoria Acadêmica).

Alunos, docentes, servidores técnicos e administrativos, assim como qualquer pessoa da comunidade FMUSP, podem procurar o NAE entrando em contato diretamente com as coordenações, serviços ou programas. A busca por ajuda em situações de vulnerabilidade em Saúde Mental, socioeconômicas ou dificuldades no desempenho acadêmico é a principal motivação para os contatos realizados com a equipe de profissionais que compõem o NAE. Porém, qualquer necessidade relacionada aos alunos de graduação da FMUSP pode e deve ser motivo de contato com o Núcleo.