Notícias

A apresentação dos trabalhos finais do estágio de Gestão em Saúde da Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva e Atenção Primária e da Residência de Medicina de Família e Comunidade da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) foi realizada no dia 29 de junho, última sexta-feira. Os alunos foram orientados pelo Prof. Thiago Lavras Trapé e pela Profa. Andrea Tenório Correia da Silva, do Departamento de Medicina Preventiva.

No total, 6 projetos foram implantados a partir de um diagnóstico realizado junto aos gerentes dos serviços das Unidades Básicas de Saúde (UBS), da região Oeste da cidade de São Paulo. Aplicaram-se metodologias participativas na busca por construir a intervenção de modo ascendente e que pudesse trazer percepções dos gestores, trabalhadores e usuários. Os temas dos trabalhos foram: Atenção à Saúde à População LGBT, no Centro de Saúde Escola Butantã; Aproveitamento das Atribuições/Potencialidades das Técnicas de Enfermagem na Atenção Primária à Saúde, na UBS Jardim São Jorge; Análise de Demanda no Acesso, na UBS Vila Dalva; Elaboração do Fluxo de Atenção à Tuberculose, na UBS Jardim D’Abril; Acolhimento de Usuários, na UBS Jardim Boa Vista; e Proposta de Intervenção para a Recepção, também na UBS Jardim Boa Vista.

O Prof. Thiago Trapé disse que “esse estágio tem grande importância porque conecta duas residências da FMUSP, participam médicos, psicólogos, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, farmacêuticos e odontólogos, o que gera trocas de olhares muito peculiares e complementares. Além, de seguir paralelo às aulas teóricas sobre planejamento e gestão em saúde, o que ajuda a instrumentizar os residentes durante as tarefas de campo”.  O Prof. Thiago Trapé complementa “O aprendizado mais relevante é a compreensão de problemas cotidianos das Unidades Básicas de Saúde dentro de um contexto amplo, relativo às políticas públicas que interferem diretamente nas práticas profissionais. E também, conseguir com metodologias validadas, organizar intervenções, instrumentos avaliativos que permitam mensurar as ações realizadas e dar respostas efetivas para a gestão local”.