A Campanha de Coleta de Eletrônicos, organizada pela Comissão de Resíduos da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), arrecadou em ação no dia 28 de abril, 1755 equipamentos comuns, desde fios e cabos, que representaram mais da metade do material coletado, até CDs, monitores, mouses, impressoras, cafeteiras e aspiradores de pó. Também foram recolhidos dez equipamentos de laboratório.
“Os resíduos eletrônicos são uma preocupação crescente devido à alta demanda por esses equipamentos e à rápida evolução tecnológica, que em poucos anos provoca a obsolescência de um produto”, explica Kaique Grabauskas, estagiário da equipe de Gestão de Resíduos da FMUSP, que também conta com Tiago Germano como Auxiliar Técnico. “Isso leva à geração de uma quantidade enorme de resíduo de alta complexidade e que podem ser tóxicos ao meio ambiente e a nossa saúde se descartados incorretamente, como as baterias de lítio”, completa Kaique.
O destino dos materiais coletados foi a Cooperativa Cata-Tudo Recicla, onde deve ser feita a separação e o processamento dos componentes dos equipamentos eletrônicos.