Notícias

O novo escritório da Comissão de Relações Internacionais (CRint), localizado no segundo andar da Faculdade de Medicina da USP, foi inaugurado oficialmente nesta quarta-feira (21/02), em solenidade que homenageou o professor Eduardo Moacyr Krieger.

“Esta sala leva o nome do professor Krieger como reconhecimento por seu relevante papel na criação e estruturação deste escritório. Suas ações e as relações mantidas com seus pares no mundo acadêmico têm sido fundamentais para esta equipe alcançar o patamar a que chegou”, disse o diretor da FMUSP, professor José Otávio Costa Auler Junior.

O presidente da CRint-FMUSP, professor Aluisio Segurado, fez um breve discurso mostrando a trajetória do professor Krieger e suas importantes contribuições para o Quarteirão da Saúde e para a medicina. Ressaltou em particular as ações realizadas para impulsionar a visibilidade internacional da CRint-FMUSP. O escritório internacional é responsável pelas ações de fortalecimento das relações com instituições estrangeiras, com a finalidade de promover e consolidar parcerias, incentivar o intercâmbio de professores, pesquisadores e alunos.

A equipe do escritório internacional ganhou elogios do professor Krieger, que após as homenagens também fez um breve discurso aos convidados. “É um prazer trabalhar com pessoas tão competentes. Mas sempre digo que tudo o que fazemos bem, pode ser melhorado. Temos que ser competitivos e a melhor competição que existe é consigo mesmo. Temos de correr para alcançar a sombra. A gente nunca a alcança, mas a cada dia corremos melhor”, comparou o cientista.

Nascido em Cerro Largo, Rio Grande do Sul, e graduado em medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1953, Krieger completou sua formação científica em fisiologia cardiovascular com o professor W. Hamilton, em Georgia (Estados Unidos). Ocupou-se dos mecanismos de regulação da pressão arterial, tendo descrito um método de desnervação sinoaórtica no rato que é empregado universalmente, como lembrou o professor Segurado. Foi pioneiro na utilização do rato como modelo para estudos de regulação da pressão arterial no sono e no exercício, bem como no registro da atividade simpática, em condições fisiológicas. 

Krieger participou da Reforma da USP entre 1968 e 1969 e tem forte atuação nas mais importantes entidades científicas e da área médica do país. Diretor executivo da CRint-FMUSP desde 2011, Krieger dirige a área de Cardiologia Translacional do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP, é o atual vice-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), onde também é Conselheiro.

“Desde que foi nomeado diretor executivo do nosso escritório internacional, Krieger tem nos inspirado na consolidação e no aprimoramento de inúmeras conquistas, resultando no forte incremento da mobilidade docente e discente. Destaco o desenvolvimento do Programa FMUSP Winter Schools e outras modalidades que têm trazido estudantes estrangeiros a esta Casa, além da filiação da FMUSP à rede internacional M8 Alliance, e na ativa participação da FMUSP junto à American Association of Academic Health Centers”, destacou Segurado.