Uma delegação da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) esteve na capital Washington dos Estados Unidos, nos dias 12 e 13 de abril, para participar do 2023 AAHCI Global Innovation Forum e da World Health Summit (WHS) Regional Meeting 2023. A representação oficial foi realizada pela Profa. Eloisa Silva Dutra de Oliveira Bonfá, Diretora da FMUSP, Profa. Valeria Aoki, Presidente da Comissão de Relações Internacionais, Prof. Nelson da Cruz Gouveia, Vice-Presidente da Comissão de Relações Internacionais e Talita de Almeida, Coordenadora do Escritório Internacional e Ex-Gerente do Escritório Regional da AAHCI-LAC.
A Association of Academic Health Centers International (AAHCI) promoveu seu Global Innovation Forum, primeira conferência presencial, desde 2019, que abordou uma variedade de desafios contemporâneos de saúde, meio ambiente e desenvolvimento, com meio de diversas atividades, como debates, prêmios, seções para networking, palestras e etc. A temática central foi “Colaboração Gera Resiliência”, com subtemas: Modelos Inovadores da AAHC; O papel da colaboração interprofissional na melhoria da segurança do paciente; e Centros de Saúde Acadêmicos como Sistemas de Saúde de Aprendizagem.
A WHS é uma conferência internacional que tem como missão encontrar soluções para a saúde global e desenvolvimento, em busca de uma definição de agenda para um futuro mais saudável, com soluções inovadoras para a melhoria da qualidade de vida e bem-estar de todos. Reúne pessoas da política, ciência, setor privado, sociedade civil e principalmente, por ser da coligação M8 Alliance, profissionais de hospitais e universidades, para a troca de conhecimentos e elaboração de parcerias.
Os principais assuntos da WHS foram Saúde Global em um Mundo Político; Mudanças Climáticas, Pandemias e Determinantes Sociais da Saúde; Confrontando o Fardo das Doenças Não Infecciosas (NCDs); Gênero e Poder: equidade no trabalho; Racismo na Saúde Global; Tecnologia para Saúde Global; e Doação Sustentável em Saúde Global.
A M8 Alliance também realizou a sua Assembleia Geral, que debateu exemplos de boas práticas dos membros da associação, diretrizes para a adesão de novos sócios e potenciais parceiros e etc.
Os resultados da participação da FMUSP nesses dois eventos internacionais foram muito positivos, algumas visitas institucionais haviam sido planejadas, como na Dalhousie University, no Canadá, e também na National Taiwan University, em Taiwan. Novas parcerias foram acordadas e serão firmadas oficialmente nos próximos meses. Além de alguns convênios confirmados entre faculdades para a troca de conhecimentos, prestação de serviços como cursos profissionalizantes e até mesmo programa de pesquisa de pós-doutorado, por exemplo, com a Lebanese American University, na área de Dermatologia.