Notícias


A comemoração dos 50 anos de transplante de fígado no Brasil, com a realização de 2 mil transplantes no HCFMUSP, foi marcada por muita emoção entre médicos e transplantados, que receberam homenagens no teatro da FMUSP. A sessão solene lotou o auditório no dia 21 de agosto e contou com a presença de autoridades e cientistas de diversas unidades da USP.

O Prof. Titular Marcel Cerqueira Cesar Machado, que realizou o primeiro transplante de fígado no Brasil, foi o primeiro a receber a placa comemorativa, seguido do Prof. Titular Silvano Raia, que realizou em 1988 o primeiro transplante intervivos no mundo. O Prof. Titular Luiz Augusto Carneiro D’Albuquerque, que realizou o primeiro transplante de útero e também o primeiro de fígado no recente episódio da febre amarela, também recebeu a placa.

Além de diversos funcionários do Ambulatório de Transplantes do HCFMUSP, também foram homenageados a Dra Rosana Reis Nothen, Coordenadora Geral do Sistema Nacional de Transplantes (SNT) do Ministério da Saúde, bem como a Dra. Marizete Peixoto Medeiros, Coordenadora do Sistema Estadual de Transplantes da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo; a ONG Viva Transplante representando organizações não-governamentais e pacientes transplantados; além de pacientes transplantados no Quadrilátero da Saúde: Sr. Sérgio dos Santos Leria (transplantado em 1985); Sr. Lucas Moreira (transplantado em 2017) e Sra. Maria aparecida Santos Frazão (transplante de número 1.000, realizado em 2018).

Estiveram na mesa de abertura da sessão solene o diretor da FMUSP, Prof. Titular  Jose Otavio Costa Auler Junior; o secretário da Saúde do Estado de São Paulo e ex-reitor da USP, Prof. Titular Marco Antônio Zago; o vice-reitor da USP, Prof. Titular Antonio Carlos Hernandes; a Dra. Rosana Reis Nothen (SNT); além da diretora clínica do HCFMUSP, Profa. Titular Eloisa Silva Dutra de Oliveira Bonfá; do superintendente do HCFMUSP, engenheiro Antonio José Rodrigues Pereira; do presidente e vice-presidente do Conselho Diretor do Instituto Central do HCFMUSP, respectivamente, Prof. Titular Alberto José da Silva Duarte e Prof. Titular Luiz Augusto Carneiro D’Albuquerque; e a diretora executiva do IC-HCFMUSP, Profa. Titular Lucila Pedroso da Cruz.

A Cisne Negro Cia. de Dança apresentou trechos de uma de suas montagens mais famosas, "O Quebra-Nozes", com personagens como Boneca, Mouros, Flauta, Árabe, Russo, Chinês, Espanhol e Valsa Final.