O grupo de estudo Ycare (Youth/Child and Cardiovascular Risk and Environmental), coordenado pelo prof. Heráclito Barbosa de Carvalho, docente do Departamento de Medicina Preventiva, executou nos últimos quatro anos um projeto multicêntrico na América do Sul que resultou na publicação de um Suplemento na revista Obesity, uma das mais importantes da área.
Neste suplemento, foi apresentada a viabilidade de um estudo multicêntrico na América do Sul com crianças e adolescentes que envolveu sete cidades sul-americanas: São Paulo e Teresina (Brasil), Buenos Aires (Argentina), Lima (Peru), Medellín(Colômbia), Montevidéu (Uruguai), Santiago (Chile). Foram desenvolvidas ferramentas de mensuração padronizada para avaliação de fatores de risco de doenças cardiovasculares que inclui, comportamentos alimentares, composição corporal, atividade física, comportamentos sedentários, perfis lipídicos e biomarcadores de saúde cardiovascular, saúde bucal, condições sociais, fatores ambientais e ambiente doméstico.
Os dados foram coletados por avaliadores após realização de intenso treinamento para padronização e harmonização das mensurações. O grupo desenvolveu um sistema de gerenciamento e monitoramento da qualidade dos dados, bem como manuais dos protocolos utilizados. Tais metodologias foram aplicadas objetivando a obtenção de dados válidos, confiáveis e metodologias acuradas para aplicar em populações pediátricas.