A FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) anunciou a seleção de 70 propostas para seu Programa de Pesquisa em Políticas Públicas (PPPP) na Chamada 2023. Este programa visa apoiar projetos de pesquisa que reúnam instituições de ensino superior e/ou de pesquisa com órgãos do setor público, como secretarias estaduais ou municipais, agências reguladoras e fundações públicas. As propostas selecionadas receberão financiamento de até R$ 350 mil por ano, com duração máxima de quatro anos.

Entre as propostas escolhidas, 12 envolvem o Sistema FMUSP-HC, em um esforço colaborativo entre pesquisadores científicos e gestores públicos. Esses projetos visam desenvolver e executar iniciativas de pesquisa que contribuam para a formulação, revisão, aprimoramento, monitoramento ou implementação de políticas públicas. Os projetos abrangem diversas áreas da gestão pública, incluindo saúde, meio ambiente, agricultura, segurança pública, cidades, educação, mudanças climáticas, pobreza, saneamento, desastres naturais, cultura e lazer.

A Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), com o apoio da FAPESP, trabalha para que pesquisadores e gestores públicos juntos e de forma coordenada ao longo da execução dos projetos continuem gerando impactos tangíveis no redesenho, monitoramento, automação, inovação e planejamento das políticas públicas selecionadas.

Propostas selecionadas | Sistema FMUSP-HC

Em Destaque

Avaliação do impacto da operação remota de equipamentos de tomografia computadorizada e ressonância magnética no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) no estado de São Paulo

Processo: 2023/10085-5