Foi realizada hoje, dia 15 de junho de 2022, na Sala da Congregação da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), a homenagem anual da Instituição ao seu fundador e primeiro Diretor, Dr. Arnaldo Augusto Vieira de Carvalho. Este ano marca o 102º aniversário de falecimento do médico, ocorrido em 5 de junho de 1920.
Participaram da cerimônia a Diretoria da FMUSP, a Associação dos Professores Eméritos, a Associação dos Antigos Alunos e o Museu Histórico Prof. Carlos da Silva Lacaz.
“A maior riqueza da nossa casa é o capital humano”, disse o Prof. Roger Chammas, Vice-Diretor da Faculdade de Medicina, iniciando as falas a respeito da figura do Dr. Arnaldo. “Realizar uma reflexão sobre nosso passado permite que projetemos nossos passos futuros”, completou.
O Prof. André Mota, Titular do Departamento de Medicina Preventiva da FMUSP e Coordenador do Museu Histórico da Faculdade, fez uma exposição compreensiva sobre a importância histórica do médico e o elevado status social do qual ele fruía, comentando como sua morte repentina causou grande impacto dentro e fora da Instituição, "paralisando" parte da cidade de São Paulo e reverberando pelo país.
Em seguida o Prof. Marcel Cerqueira César Machado, Presidente da Associação dos Professores Eméritos da FMUSP, destacou a disposição do Dr. Arnaldo em sempre utilizar bases científicas atuais, adotar técnicas inovadoras de cirurgia e contratar docentes estrangeiros para garantir o ensino mais avançado possível da medicina na Faculdade.
Já o Dr. Tarcisio Ascencio Barreto Reis, Presidente da Associação dos Antigos Alunos da FMUSP, disse que os anos de faculdade foram os melhores de sua vida e não teriam sido possíveis sem o pioneirismo do fundador da FMUSP, ao qual ele agradeceu pela oportunidade.
Após as falas, o Prof. José Pinhata Otoch, Professor Titular de Técnica Cirúrgica do Departamento de Cirurgia da FMUSP, fez uma breve apresentação sobre a biografia e o legado do homenageado.
Por fim, os presentes se dirigiram ao busto do Dr. Arnaldo, em frente ao prédio principal da Faculdade, onde foram depositadas flores e feito um pronunciamento pelo Dr. Flávio França Rangel, Segundo Tesoureiro da Associação dos Antigos Alunos.