Foi realizada hoje, dia 15 de junho de 2022, na Sala da Congregação da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), a homenagem anual da Instituição ao seu fundador e primeiro Diretor, Dr. Arnaldo Augusto Vieira de Carvalho. Este ano marca o 102º aniversário de falecimento do médico, ocorrido em 5 de junho de 1920.

Participaram da cerimônia a Diretoria da FMUSP, a Associação dos Professores Eméritos, a Associação dos Antigos Alunos e o Museu Histórico Prof. Carlos da Silva Lacaz.

“A maior riqueza da nossa casa é o capital humano”, disse o Prof. Roger Chammas, Vice-Diretor da Faculdade de Medicina, iniciando as falas a respeito da figura do Dr. Arnaldo. “Realizar uma reflexão sobre nosso passado permite que projetemos nossos passos futuros”, completou.

O Prof. André Mota, Titular do Departamento de Medicina Preventiva da FMUSP e Coordenador do Museu Histórico da Faculdade, fez uma exposição compreensiva sobre a importância histórica do médico e o elevado status social do qual ele fruía, comentando como sua morte repentina causou grande impacto dentro e fora da Instituição, "paralisando" parte da cidade de São Paulo e reverberando pelo país.

Em seguida o Prof. Marcel Cerqueira César Machado, Presidente da Associação dos Professores Eméritos da FMUSP, destacou a disposição do Dr. Arnaldo em sempre utilizar bases científicas atuais, adotar técnicas inovadoras de cirurgia e contratar docentes estrangeiros para garantir o ensino mais avançado possível da medicina na Faculdade.

Já o Dr. Tarcisio Ascencio Barreto Reis, Presidente da Associação dos Antigos Alunos da FMUSP, disse que os anos de faculdade foram os melhores de sua vida e não teriam sido possíveis sem o pioneirismo do fundador da FMUSP, ao qual ele agradeceu pela oportunidade.

Após as falas, o Prof. José Pinhata Otoch, Professor Titular de Técnica Cirúrgica do Departamento de Cirurgia da FMUSP, fez uma breve apresentação sobre a biografia e o legado do homenageado.

Por fim, os presentes se dirigiram ao busto do Dr. Arnaldo, em frente ao prédio principal da Faculdade, onde foram depositadas flores e feito um pronunciamento pelo Dr. Flávio França Rangel, Segundo Tesoureiro da Associação dos Antigos Alunos.

caboDa esq. para dir., .Dr. Tarcisio Ascencio Barreto Reis, Prof. Roger Chammas, Prof.  Marcel Cerqueira César Machado e Prof. André Mota