No dia 26 de fevereiro, a Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) promoveu demonstrações de procedimentos cirúrgicos no Centro de Treinamento em Procedimentos Minimamente Invasivos (PROMIN). Durante os procedimentos realizados, residentes e graduandos do 6º ano de Medicina puderam experimentar a aplicação de técnicas inovadoras de videocirurgia.
Para as demonstrações, foram adquiridas duas torres de videolaparoscopia com sistema de vídeo em 4K e chip de captura de imagem RGB. Os procedimentos demonstrados utilizam a nova tecnologia de fluorescência, que permite maior segurança na confecção de anastomoses gastrointestinais.
“O equipamento utilizado no procedimento possui um software de captura e uma fonte de luz infravermelha. A luminosidade é refletida pelo verde indocianina, que é um corante médico que se liga às proteínas do sangue por meio de administração intravenosa. Com isso, a imagem capturada é filtrada em diferentes tons da cor verde e exibida na tela”, explicou o Coordenador do PROMIN, Prof. Dr. Everson Artifon.