A Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) recebeu, no dia 02 de junho de 2023, a visita de membros da Diretoria de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (DRCT) da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), instituição ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.
O evento reuniu, na Sala da Congregação, professores, integrantes da comunidade científica, alunos e colaboradores da FMUSP. Contou com a participação do Prof. Dr. Carlos Alberto Aragão de Carvalho Filho, Diretor da DRCT da Finep, do Prof. Dr. Jorge Alves de Almeida Venâncio, Assessor da DRCT da Finep, e da Profa. Dra. Anapatrícia de Oliveira Morales Vilha, Coordenadora Adjunta de Pesquisa para Inovação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Os principais temas abordados foram as notícias anunciadas pela Finep e a apresentação de alguns dos mais relevantes projetos de inovação que estão em andamento na Faculdade de Medicina.
A Profa. Eloisa Silva Dutra de Oliveira Bonfá, Diretora da FMUSP, destacou a grande presença de lideranças da instituição na reunião com a Finep e falou da importância de investimentos em recursos humanos para a permanência de pessoas altamente especializadas após o encerramento e/ou continuidade de projetos financiados. “Essa casa é um centro de inovação, de conceito e prova, que, possivelmente, não tem igual no mundo, porque além de dar acesso a um grande número de pacientes, o ingresso é facilitado porque Faculdade de Medicina e Hospital das Clínicas caminham juntos. Estamos passando por uma nova era de investimentos em inovação e temos uma perspectiva de avanço”, declarou a Profa. Eloisa Bonfá.
O Prof. Dr. Carlos Alberto Carvalho Filho falou do papel da Finep como agência pública brasileira de fomento à ciência, tecnologia e inovação em empresas, universidades, institutos tecnológicos e outros. Segundo o Prof. Carlos Alberto, “o Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico vai dispor da plenitude de seus recursos, além de termos conseguido um aporte complementar para esse ano, o que deve chegar quase a 10 bilhões de reais”. Ele ainda explicou que, metade desse recurso será usado para a liberação de novos financiamentos e “a novidade é a taxa de juros mais baixa, de aproximadamente 2%, com base na taxa real”. A outra parte será direcionada para o apoio a iniciativas de “Consolidação, recuperação e expansão nacional do sistema de tecnologia e inovação; Neoindustrialização; Inovação e tecnologia para projetos nacionais estratégicos e inovadores; e Desenvolvimento científico e tecnológico e inovação para área social”.
Também fizeram parte da mesa de honra o Prof. Carlos Gilberto Carlotti Júnior, Reitor da USP, o Prof. Paulo Alberto Nussenzveig, Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação da USP, o Prof. Paulo M. Pêgo Fernandes, Vice-Diretor da FMUSP e o Prof. Roger Chammas, do Departamento de Radiologia e Oncologia da FMUSP.