A colação de grau da 101ª turma da Faculdade de Medicina da USP aconteceu no dia 21 de novembro, em cerimônia realizada no grande auditório do Centro de Convenções Rebouças. A outorga do grau de médico aos 155 formandos foi concedida pelo diretor da FMUSP, Prof. Tarcisio Eloy Pessoa de Barros Filho.
Além do diretor, a mesa da solenidade foi composta pelo Prof. Edmundo Chada Baracat, Pró-Reitor de Graduação da USP e que ocupou a Presidência da Comissão de Graduação da FMUSP entre 2011 e 2018, e Nara Catarina Neto Silva, chefe administrativo do Serviço de Graduação da FMUSP.
O Prof. Tarcisio e o Prof. Baracat relembraram a responsabilidade social e moral do profissional formado numa universidade pública e gratuita como a USP. “A tradição da USP é formar com excelência profissionais qualificados. Temos o dever de retribuir com boa assistência à população que nos financia”, disse o diretor.
O aluno Renato Pignatari leu o juramento médico, acompanhado em coro pelos formandos. Segundo o protocolo da cerimônia, cada aluno é chamado nominalmente para assinar o termo de colação de grau, colocando a mão direita sobre um volume do livro de Hipócrates, após vestir o anel que pertenceu ao Doutor Arnaldo Vieira de Carvalho, fundador da FMUSP. Na abertura, o coral do Instituto do Câncer do estado de São Paulo (ICESP) executou o Hino Nacional.