Notícias

Numa iniciativa pioneira entre hospitais públicos do Brasil, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP) acaba de lançar a sua Cartilha de Compliance, que orientará as ações e a conduta profissional dos cerca de 22 mil colaboradores do Complexo das Clínicas. O programa de integridade, conduzido pela Administração Superior do HC, foi apresentado nesta quarta-feira (21/03/2018), no Centro de Convenções Rebouças, com a presença do corpo diretivo e funcionários dos diversos departamentos e institutos do HC e da faculdade.

“Esse momento representa um passo além de união de forças institucionais que permitiu chegarmos a esse produto. É um exemplo de administração que certamente servirá de inspiração e modelo para muitos hospitais. Isso é muito importante principalmente no momento que o país vive na sua busca por questões éticas interprofissionais e conduta transparente”, disse o diretor da FMUSP, professor Jose Otavio Costa Auler Jr, que abriu a sessão, juntamente com o vice-diretor da FMUSP, professor Tarcisio Eloy Pessoa de Barros Filho, a diretora clínica do HC, Eloisa Silva Dutra de Oliveira Bonfá e o superintendente do HC, engenheiro Antônio José Rodrigues Pereira.

Também estiveram na mesa de abertura deputado estadual Ulyssess Mário Tassinari do PV-SP e o procurador de justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP) Arnaldo Hossepian Salles Lima Júnior, que fez uma palestra sobre a prática de compliance, que virou tendência nas grandes corporações em todo o mundo.

A diretora clínica do HC explicou detalhes da cartilha, pensada tendo em vista a identidade institucional do Complexo das Clínicas. Frisou que o conjunto de regras está alinhado a uma nova conduta ética em curso no país. “Tudo o que estamos fazendo sinaliza um basta para atitudes que não são corretas. E não adianta trazer uma receita pronta de outro lugar. Nosso público precisa se sentir inserido nessas práticas, a fim de adotá-las”, disse a diretora.

Segundo Eloisa Bonfá, o termo compliance significa estar em conformidade com os valores institucionais, de forma clara e transparente.  A ideia é evitar inconformidades ou desvios de conduta. O programa de integridade do HC contou com as parcerias de uma diretoria de compliance e uma comissão constituídas para esse fim, além do núcleo jurídico e assessoria de imprensa do HC, colaboradores, membros externos e conselhos institucionais, explicou.

O documento terá em breve sua versão online em conduta.hc.fm.usp.br e as dúvidas podem ser encaminhadas para compliance@hc.fm.usp.br. Em breve a comunidade do Complexo das Clínicas será comunicada sobre o lançamento de um aplicativo com tutorial de utilização da cartilha, informou a diretora clínica do HC.