Rosa Maria Rodrigues Pereira, Professora Titular de Reumatologia da Universidade de São Paulo, faleceu no último dia 03 de outubro, aos 63 anos. É uma perda irreparável para todos que trabalharam e conviveram com seu espírito jovial, incansável e fraterno. Mas, ao mesmo tempo, é hora de transformar a tristeza da sua perda em disposição para celebrar seu extenso legado pessoal e científico.
Rosa se graduou em Medicina em 1982 na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, onde realizou sua Residência Médica em Clínica Médica e Reumatologia (1983-1986) e também defendeu seu Mestrado (1990) e Doutorado (1996) em Reumatologia. Posteriormente, realizou seu pós-doutorado no Hospital e Centro Médico Saint Francis da Universidade de Connecticut (1998-2001) e se tornou Professora Livre-Docente em 2005. Finalmente, coroando sua brilhante carreira acadêmica, se tornou Professora Titular de Reumatologia da Universidade de São Paulo em 2014.
Profunda defensora da multidisciplinaridade e do trabalho conjunto das diferentes especialidades médicas, foi chefe do Departamento de Clínica Médica da USP entre 2016 e 2020, tendo também coordenado sua Comissão de Ensino por vários anos. Dentro do espírito de compartilhar o conhecimento, coordenou e participou ativamente das reuniões mensais do Departamento de Clínica Médica por vários anos, até sua morte. Em outra importante atividade acadêmica de formação de jovens reumatologistas, passava visitas semanais na Enfermaria de Reumatologia junto com os médicos residentes.
Suas áreas de especial interesse foram a reumatologia pediátrica, as vasculites e principalmente as doenças osteometabólicas. Num tempo onde o estudo do metabolismo ósseo estava apenas começando a despertar interesse, implementou e dirigiu o Laboratório de Metabolismo Ósseo da Universidade de São Paulo com enorme dedicação. Durante sua sólida trajetória acadêmica, publicou 370 artigos originais, 85 capítulos de livro, 8 livros e ganhou mais de 80 prêmios nacionais e internacionais, que atestaram a excelência do seu trabalho. Rosa serviu no board de diversas publicações científicas, destacando-se atualmente, entre outras, sua participação no International Advisory Board da The Lancet Rheumatology e como Editora Regional do Journal of Bone and Mineral Research.
A pandemia de Covid-19 afetou pesadamente o Brasil. Nesses tempos difíceis, atuou firmemente para manter o funcionamento do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, encorajando e participando das atividades virtuais da nossa instituição, sempre trabalhando para reforçar o ânimo e a disposição de trabalho das equipes. Mesmo quando sua saúde começou a ficar debilitada, manteve- se sempre ativa nas atividades científicas, continuando a orientar seus inúmeros alunos de Pós-Graduação com seu tradicional rigor científico até o fim.
Rosa era casada com Ricardo, companheiro de muitos anos e grande estimulador de sua carreira profissional. Teve na sua família uma referência de vida e acolhimento pessoal e profissional imensurável. Tinha uma multidão de orientandos, que incluiu 49 alunos de Mestrado, 91 alunos de Doutorado, 22 estudantes de Iniciação Científica e 7 alunos de Pós-Doutorado, que sempre constituíram um grupo barulhento de pessoas jovens ao seu redor em todos os eventos.
Concluindo, ela viveu uma intensa vida científica, difundindo o conhecimento da Reumatologia e fazendo um número incontável de amigos durante as últimas quatro décadas. No último evento científico do qual participou, o Congresso Brasileiro de Reumatologia 2022, que ocorreu três semanas antes do seu falecimento, muitos amigos comentaram que, a despeito de sua aparência física frágil, estava radiante com tudo aquilo que havia conquistado. Essa era a Rosa, uma amiga e reumatologista que será lembrada eternamente!
Colegas da Disciplina de Reumatologia