Notícias

No mês em que o Hospital das Clínicas comemora 75 anos de existência, o Instituto Central recebe da Secretaria de Estado da Saúde o Selo Hospital Amigo do Idoso – nível Intermediário. A entrega do certificado foi feita pela coordenadora da área técnica de Saúde do Idoso, Claudia Fló, em solenidade que aconteceu no dia 19 de novembro, no hall do instituto.

A diretora-executiva do ICHC, Dra. Lucila Pedroso, enfatizou que a conquista do certificado é o reconhecimento do trabalho multiprofissional que vem incorporando maior qualidade e eficiência ao atendimento dos pacientes com 60 anos de idade ou mais.

Entre as ações implementadas estão a ampliação do horário de visitas na enfermaria do Serviço de Geriatria; orientação multidisciplinar ao acompanhante e cuidadores de idosos; promoção de oficinas de sensibilização e implantação do Espaço Ecológico.

Outra iniciativa fortalecida no hospital foi o atendimento via interconsulta nas enfermarias. A equipe multidisciplinar em geriatria presta os cuidados necessários aos pacientes idosos internados, mediante solicitação das unidades. O grupo também promove a capacitação de profissionais.

 “Estamos fazendo o bem para todos. Para quem envelheceu, para quem já está envelhecendo e para quem vai envelhecer”, acrescentou o Prof. Wilson Jacob Filho, diretor do Serviço de Geriatria, responsável pelo projeto.

Segundo o presidente do Conselho Diretor (Condir) do ICHC, Prof. Aluisio Segurado, o certificado coroa o trabalho voltado a um melhor acolhimento dos idosos no ambiente hospitalar. “Queremos assumir o compromisso institucional de trabalhar diariamente em busca da certificação de nível máximo do Selo Hospital Amigo do Idoso. A missão do HCFMUSP é garantir a excelência em todas as ações de que participa”, disse.

Participaram da cerimônia o vice-diretor de Corpo Clínico, Dr. Marcelo Rocha, a coordenadora do Centro de Planejamento e Gestão, Dra. Danielle Pedroni, a articuladora de Humanização, Katia Cilene, que representou o Comitê Gestor Selo Amigo do Idoso, além de integrantes do programa GeroSaude.