O Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da USP realiza o Seminário Internacional Rio Internacional Colegio Doctoral Tordesillas da Saúde Pública e História da Ciência. A abertura ocorreu dia 19 de fevereiro e contou com a participação dos professores Henrique Barros, presidente do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (Portugal), Maria Asuncion Pastor, diretora da área de doutorado internacional da Universitas Miguel Hernández - UMH (Espanha), Paulo Rossi Menezes, chefe do departamento de Medicina Preventiva da FMUSP, e Patrícia Rondó, vice-diretora da Faculdade de Saúde Pública da USP. Por meio de videoconferência, o professor Vicente Micol Molina, vice-reitor de Relações Internacionais da UMH, também falou para os presentes na USP e aos pesquisadores das universidades.
O objetivo principal do Seminário Internacional é identificar interesses comuns de pesquisa e docência que impulsionem o intercâmbio de estudantes, pesquisadores e pessoal administrativo entre as universidades que pertencem ao Grupo Tordesilhas.
O evento discutiu temas como Violência de Gênero, Direitos Reprodutivos, Políticas Públicas, Práticas Médicas e Sanitárias e Provas Diagnósticas do Câncer, entre outros.
O Grupo Tordesillas é uma rede acadêmica de universidades do Brasil, Portugal e Espanha, que tem como objetivo promover a colaboração entre as universidades dos três países no domínio da ciência e tecnologia, com destaque para a cooperação científica e educacional. Criado em junho de 2000, durante a Primeira Reunião de Reitores das Universidades do Brasil, Espanha e Portugal, foi uma comemoração dos 500 anos do descobrimento do Brasil. Atualmente inclui 55 universidades, das quais 29 são brasileiras, 18 espanholas e 8 portuguesas.
A programação completa do evento está no site http://www2.fm.usp.br/gdc/docs/preventiva_309_seminariointernacional.pdf