Notícias

A Profa. Eloisa Silva Dutra de Oliveira Bonfá, Diretora da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), é a nova imortal da Academia Nacional de Medicina (ANM). A sessão solene de posse foi realizada na sexta-feira, dia 26 de maio de 2023, na sede da instituição na cidade do Rio de Janeiro. Contou com a presença de Eleuses Vieira de Paiva, secretário de Estado da Saúde do Estado de São Paulo, de Francisco José Barcellos Sampaio, presidente da ANM, acadêmicos, médicos, familiares e amigos da professora. 

Para o início da cerimônia, a Profa. Eloisa Bonfá foi conduzida ao Anfiteatro Miguel Couto pela Comissão de Honra formada pelos Acadêmicos Pietro Novellino, Margareth Dalcolmo, Paulo Niemeyer Filho, Maurício Augusto Silva Magalhães Costa, Carlos Américo de Barros e Vasconcellos Giesta e Jorge Elias Kalil Filho, que é professor da FMUSP. A apresentação foi feita por Giovanni Guido Cerri, titular da casa e também professor da FMUSP. 

"Emocionada, recebo esta indicação com profunda alegria e satisfação. Tornar-me parte da mais antiga instituição científica e cultural da América Latina, com quase dois séculos de existência e em atividade ininterrupta, desperta em mim um sentimento de gratidão e orgulho imensuráveis", proclamou a Profa. Eloisa Bonfá durante o seu discurso. 

A professora passou a ocupar a Cadeira de nº 11, que em 194 anos de ANM teve quatro ilustres Acadêmicos, foram eles: José Rodrigues Coura, José Valente Collares Moreira, Affonso Gama e Costa Mac-Dowell e o patrono Antônio Austregésilo Rodrigues Lima.

Durante a solenidade, foi executado o Hino Nacional, a Profa. Eloisa foi convidada pelo presidente da Academia Nacional de Medicina a declarar o Juramento Acadêmico e receber a Medalha e o Colar Acadêmicos, símbolos da imortalidade conferida a todos que integram a ANM. Ela também recebeu o Diploma Acadêmico.

“Agradeço aos membros da Academia Nacional de Medicina pelo imenso acolhimento que recebi, e pela honra de me tornar um novo membro desta prestigiada instituição. Espero contribuir para que esta Academia continue sua trajetória de excelência e liderança e de transformação na vida das pessoas”, falou a Profa. Eloisa Bonfá.

Trajetória

Primeira mulher a assumir a Diretoria da Faculdade de Medicina da USP, em exercício de 2022 a 2026. Membra da Sociedade Paulista e Brasileira de Reumatologia. Foi Diretora Clínica por mais de 10 anos do Complexo do Hospital das Clínicas da FMUSP. Aos 40 anos, tornou-se professora titular da FMUSP, mesma instituição onde fez doutorado e livre-docência. Concluiu fellowship em Reumatologia em Nova Iorque. Fez residência em Clínica Médica e graduação na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP. Atua principalmente nas áreas de terapia biológica, lúpus eritematoso sistêmico e autoanticorpos. Autora de 426 artigos, já orientou mais de 20 alunos de iniciação científica, 34 doutorados, 14 mestrados e 10 pós-doutorados.