Notícias


O Projeto ELA Brasil, da Faculdade de Medicina da USP, coloca à disposição bolsas de pós-graduação para o desenvolvimento de ações em Biologia Molecular, Proteômica e Modelagem Molecular de alvos terapêuticos em Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA).

Em 2014, teve início o Projeto ELA Brasil, com o objetivo de buscar soluções para a Esclerose Lateral Amiotrófica, doença neurodegenerativa crônica que enfraquece os músculos e afeta as funções físicas. Ainda não existe cura para a ELA, que ficou conhecida ao afetar o astrofísico Stephen Hawking. A causa da doença ainda é desconhecida.

A proposta do projeto, vinculado ao Hospital das Clínicas e à FMUSP, é justamente mudar esse paradigma ao buscar conhecimentos que tragam resultados efetivos para a solução da doença. Para isso, a equipe de pesquisadores, coordenada pelo Prof. Dr. Gerson Chadi, investiga os mecanismos celulares envolvidos no desenvolvimento e na progressão da doença, a influência da genética e outros fatores de risco em potencial, com o objetivo de identificar os biomarcadores, e desenvolver novos e mais eficazes tratamentos.

Os interessados deverão enviar currículo resumido, interesse e disponibilidade para: contato@projetoelabrasil.com.br.