Notícias

Com modernas instalações e um aumento da capacidade de atendimento em 20%, a nova estrutura do Serviço de Transplante Renal do HCFMUSP foi inaugurada no dia 22 de novembro. A cerimônia de inauguração realizada no saguão principal do Instituto Central (IC-HCFMUSP) contou com a presença de dirigentes do Complexo HCFMUSP, autoridades da saúde e beneméritos do empreendimento.

Segundo o Prof. William Nahas, diretor da Divisão de Clínica Urológica, a expectativa do serviço é aumentar o número de procedimentos e melhorar a qualidade e o conforto oferecido ao paciente. “O transplante renal é o método mais efetivo e de menor custo para a reabilitação de um paciente com insuficiência renal crônica terminal”, afirma.

Com investimentos de R$ 3,9 milhões, as instalações contarão com 24 leitos em 12 quartos. O projeto, realizado em 13 meses, prioriza o conforto e a tecnologia para atendimentos de alta complexidade.

A solenidade contou coma presença do secretário-adjunto da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, Antônio Rugolo Junior; do representante do secretário Municipal da Saúde, Edmir Peralta; do Prof. Yassuriko Okay, chefe de Gabinete da FMUSP representando o diretor da faculdade, Prof. Tarcísio Eloy Pessoa de Barros Filho; o Prof. Telesforo Bacchella, presidente da Comissão de Transplante de órgãos e tecidos do HCFMUSP e representando a diretora Clínica do HCFMUSP, Profa. Eloisa Silva Dutra de Oliveira Bonfá; o superintendente do HCFMUSP, engenheiro Antonio José da Silva Bonfá; o presidente do Conselho Diretor do ICHCFMUSP, Prof. Alberto José da Silva Duarte; a diretora executiva do ICHCFMUSP, dra. Lucila Pedroso da Cruz; a diretora do Corpo Clínico do ICHCFMUSP, dra. Leila Suemi; o vice-diretor geral da Fundação Faculdade de Medicina (FFM), prof. Jose Otavio Costa Auler Junior; além do diretor da Divisão de Clínica Urológica do ICHCFMUSP, Prof. William Carlos Nahas; e do Titular da Disciplina de Urologia da FMUSP, Prof. Miguel Srougi.