Há 50 anos, alunos da 54ª turma da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) percorriam corredores, salas de aula e espaços acadêmicos imaginando como seria o futuro, na iminência de suas graduações. Hoje, dia 3 de dezembro de 2021, eles retornaram para seu Jubileu de Ouro, em cerimônia no teatro da Faculdade, respeitando as medidas sanitárias, como uso de máscaras e álcool em geral e distanciamento social entre as poltronas.

Presente no evento, o Prof. Roger Chammas, Vice-Diretor da FMUSP, agradeceu a presença dos cerca de 80 espectadores, dirigindo-se especialmente aos ex-alunos: “Agradeço o amor que vocês têm por nossa casa, pois ele traz para nós a responsabilidade de manter o legado que vocês deixaram. Muito obrigado por tudo que fizeram na faculdade e na vida profissional.”

Em seguida o Prof. Ricardo Nitrini, escolhido como orador da turma de 1971, fez uma apresentação com diversas fotografias de seus colegas na época universitária, além de prestar tributo aos professores que não puderam ser homenageados na época por conta de divergências com o regime ditatorial.

Por fim, cada aluno recebeu um canudo com diploma. As conversas contidas do início do evento se transformaram em relato de histórias e muitas risadas. O grupo REMUSP (Recital de Estudantes de Medicina da USP), formado por alunos da FMUSP também agradeceu os homenageados do Jubileu, citando-os como “inspiração”, antes de se apresentarem.

Prof. Roger Chammas (centro) fala ao ex-alunos
Prof. Ricardo Nitrini