Notícias

Cerca de 120 alunos do Ensino Fundamental II de escolas municipais de Santos desfilaram no Dia da Independência (07/09), representando o Projeto Jovem Doutor pelas ruas do litoral sul de São Paulo, em um exemplo de cidadania. Este é o quinto ano do Jovem Doutor em Santos, resultado de parceria entre as secretarias municipais de saúde e educação e a Faculdade de Medicina da USP.

O Jovem Doutor é uma atividade multiprofissional e multidisciplinar que envolve professores e estudantes dos ensinos fundamental, médio e superior. “O entrelaçamento das atividades ensina a responsabilidade, cidadania e empreendedorismo para o desenvolvimento social”, explica o idealizador do projeto, Prof. Chao Lung Wen, Professor Associado e Chefe da Disciplina de Telemedicina do Departamento de Patologia da FMUSP.

O Jovem Doutor utiliza recursos de Telemedicina, educação a distância e do Projeto Homem Virtual, com o propósito de incentivar os estudantes dos ensinos médio e superior a realizarem trabalhos cooperados que promovam a saúde e melhorem a qualidade de vida de comunidades necessitadas através de uma ação sustentada.

O Prof. Chao Lung Wen ressalta que “no último semestre, os jovens doutores aprenderam os conceitos sobre robótica e Inteligência Artificial (IA), com incentivo da correlação dos temas com a saúde”.

Os principais valores do Jovem Doutor são formar os alunos por meio da Educação Criativa em saberem se cuidar; melhorar a Educação Básica por meio de aprendizado com integração de competências; estimular o aprendizado em inovação (impressão 3d, robótica, IA e comunicação audiovisual); fomentar o empreendedorismo juvenil e valorizar os professores como fundamento para estruturar uma educação de qualidade.

“O Jovem Doutor é uma ação da Faculdade de Medicina da USP para a sociedade, a qual estabelece um processo de compromisso social em diversas regiões e segmentos profissionais”, destaca o Prof. Chao. As temáticas abordadas são selecionadas e desenvolvidas em conjunto com os moradores das comunidades, de acordo com as necessidades locais, criando um elo de responsabilidade e motivação.