Desde o dia 26 de junho, pesquisadores e estudantes da Faculdade de Medicina da USP passaram a contar com uma nova estrutura que contribuirá para aumentar a compreensão sobre os cânceres que afetam pessoas que vivem com HIV, na América Latina. Inaugurado na Faculdade, o LATAM Biorepository é um biobanco que armazenará amostras cedidas por pacientes que vivem, simultaneamente, com as duas doenças.
O LATAM Biorepository representa um marco na pesquisa médica e está vinculado à organização americana AIDS and Cancer Specimen Resource (ACSR) e passa a fazer parte da subcoleção do Biobanco USP, da Rede Acadêmica de Pesquisa sobre o Câncer, além de atuar como um Repositório Regional de Bioespécimes (Regional Biospecimen Repository, em inglês) , local onde são armazenados componentes-chave para estudos científicos, como tecidos tumorais e sangue.
O evento de lançamento contou com a presença do Prof. Dr. Carlos Gilberto Carlotti Jr, Reitor da USP; do Prof. Dr. Aluísio Augusto Cotrim Segurado, Pró-Reitor de Graduação; do Prof. Dr. Paulo Manuel Pêgo Fernandes, Vice-Diretor da Faculdade de Medicina; e do Prof. Dr. Roger Chammas, Coordenador do C2PO e do Centro Translacional de Oncologia (CTO) do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP). Também esteve presente o representante da organização americana AIDS and Cancer Specimen Resource (ACSR), Prof. Dr. Jeffrey Bethony, da George Washington University.
Segundo a Dra Miyuki Uno, responsável pelas atividades do novo biobanco, o acesso a amostras de alta qualidade e informações associadas dos pacientes trará impacto positivo às pesquisas futuras nas áreas básica e translacional. “O LATAM Biorepository será um recurso valioso para pesquisadores que estudam tumores relacionados ao HIV. Essas pesquisas poderão levar ao melhor entendimento dos mecanismos do tumor relacionado ao HIV, busca de novos biomarcadores de monitoramento da doença, desenvolvimento de novas estratégias de tratamentos e, consequentemente, melhores estratégias de resultados aos pacientes”, detalhou a Dra. Miyuki Uno.