Notícias

Publicado em 17/01/2019

II Fórum de Telemedicina trará lançamento de nova Resolução para uso de tecnologias digitais em saúde

Telemedicina otimiza atendimentos e auxilia diagnósticos de pacientes nos serviços mais remotos do país


Os debates do I Fórum de Telemedicina promovido pelo Conselho Federal de Medina (CFM) tiveram o coroamento do trabalho iniciado em 2016 com o lançamento da nova Resolução 1.643/2002, durante o II Fórum de Telemedicina, que acontecerá no dia 7 de fevereiro, no Auditório do CFM, em Brasília.

A resolução é a principal diretriz ética para aplicação de metodologias interativas de comunicação audiovisual e de dados com o objetivo de assistência, educação e pesquisa em saúde. O professor Chao Lung Wen, titular da Disciplina de Telemedicina pelo Departamento de Patologia da FMUSP, participará do evento como palestrante, abordando o tema da inclusão da Telemedicina nos currículos da área médica.

Chao é membro da Câmara Técnica de Informática em Saúde do CFM e participou ativamente dos debates para a reformulação da Resolução, em 2016. Para o professor, é cada vez maior a importância da interface entre prática médica e os diferentes campos da Telemedicina. “Com a nova Resolução do CFM, teremos as perspectivas de importantes mudanças no sistema de saúde brasileiro e a maior evidência da Telemedicina dentro da formação médica e na saúde”, diz o professor.

Um aspecto muito presente no debate sobre Telemedicina diz respeito à segurança na transmissão de dados, identificação e autenticação. País de tamanho continental, o Brasil tem visto o crescimento da Telemedicina principalmente por meio da teleconsulta. A ferramenta permite às regiões mais isoladas geograficamente acessar e compartilhar diagnósticos de imagens, dados clínicos e mesmo discutir casos para o tratamento mais adequado ao paciente. Já existem muitos exemplos de equipes de hospitais de excelência em São Paulo contribuindo para diagnóstico e discussões de casos em pequenos hospitais e serviços de saúde nas mais diversas regiões do Brasil.

O II Fórum de Telemedicina do CFM contará com a presença de especialistas e interessados em tecnologias em informática e saúde. O Prof. Fábio Leonel, do Hospital das Clínicas da FMUSP, apresentará o tema Telemedicina no Atendimento Domiciliar. A visão do Ministério da Saúde terá a apresentação do secretário executivo do Ministério da Saúde, Erno Harzheim. A programação completa e o formulário de inscrições podem ser acessados por este link.

.



Fonte: Assessoria de Comunicação da FMUSP