Na sessão de autógrafos realizada na noite de terça-feira (03/04), o professor Paulo Saldiva, titular do Departamento de Patologia da FMUSP, recebeu amigos, colegas e admiradores para o lançamento de seu livro “Vida Urbana e Saúde: os desafios dos habitantes das metrópoles". O evento realizado na livraria Cultura do Conjunto Nacional, em São Paulo, contou com a presença do diretor e do vice-diretor da FMUSP, professores José Otavio Costa Auler Junior e Tarcisio Eloy Pessoa de Barros Filho.
Publicado pela Editora Contexto, o livro traz o relato de “um caso de amor por São Paulo”, como define o próprio autor. Traz analogias sobre o complexo organismo urbano e o corpo humano, com reflexões que unem ciência e impressões pessoais sobre como a vida dos cidadãos pode ser afetada pelo ritmo da metrópole.
As cidades não trazem apenas oportunidades, mas também doenças, seja pelas condições de saneamento, poluição, violência, ritmo frenético, picadas de mosquitos e outras variáveis que afetam a qualidade de vida. O texto mostra como estão montados os cenários do adoecimento. “De que forma a cidade e seus males nos atingem? ” “Como ter uma boa qualidade de vida em cidades grandes? ”, são algumas das questões que o autor aborda em suas reflexões. "O
conteúdo é voltado para todos os interessados no tema, e não somente médicos", ressalta o professor.
Paulo Hilário Nascimento Saldiva tem como áreas de atuação em pesquisa os temas Patologia Pulmonar, Patologia Ambiental e Poluição Atmosférica. Desenvolve atividades de divulgação de ciências como membro do painel fixo de comentaristas da rádio Estadão e do Jornal da Cultura, da TV Cultura. Atualmente é diretor do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP e mantém a coluna "Saúde e Meio Ambiente" na Rádio USP, às segundas-feiras, às 9h30.