Alguns dos pioneiros da área pediátrica da FMUSP receberam emocionadas homenagens nas celebrações dos 40 anos da implantação do Departamento de Pediatria da faculdade. A sessão solene, realizada no anfiteatro do Instituto da Criança do HCFMUSP no dia 22 de agosto, teve uma apresentação mirim que surpreendeu os presentes pelo talento da cantora Luiza Gattai. Os convidados também viram em primeira mão o livro Desenvolvimento da criança (Atheneu Editora), lançado pelas professoras Sandra Grisi, chefe do Departamento de Pediatria, Ana Maria de Ulhôa Escobar e Filumena Maria da Silva Gomes, do mesmo departamento.
O primeiro homenageado foi o Prof. Eduardo Marcondes Machado (1931-2005), idealizador do Instituto da Criança do HCFMUSP, tendo sido coordenador do livro Pediatria Básica, muito usado nas escolas pediátricas, além de um dos maiores incentivadores da assistência pediátrica integral através da atuação de equipes multiprofissionais.
O Prof. Antranik Manissadjian, ex-diretor clínico do HC entre 1982 e 1994, também foi homenageado, assim como os docentes Flávio Adolfo Costa Vaz, Gabriel Wolf Oselka, Giuseppe Sperotto, Marisa Canguçu Lobo da Costa, João Yunes (1936-2002), Luiza Arthemia Suman Mascaretti, falecida em 2016, José Lauro Araújo Ramos (1928-2018), além do Prof. Yassuhiko Okay, atualmente vice-diretor geral da Fundação Faculdade de Medicina (FFM).
A palestra “Motivando-se para aprender e aprendendo a motivar-se”, sobre aspectos cognitivos da motivação pessoal e do aprendizado da criança, foi apresentada pela Profa. Titular Maria Martha Costa Hübner, do Instituto de Psiquiatria (IPq) da FMUSP. A Profa. Grisi fez uma retrospectiva do primeiro corpo docente do departamento.