Notícias

O Professor Titular do Departamento de Gastroenterologia da FMUSP e Diretor da Divisão de Gastroenterologia e Hepatologia Clínica do Hospital das Clínicas, Dr. Flair Carrilho, receberá o Prêmio EASL International Recognition Award 2019, que reconhece internacionalmente a contribuição médica e científica de personalidades no campo da pesquisa do fígado.

A cerimônia de entrega da premiação acontecerá no dia 12 de abril, durante o International Liver Congress realizado em Viena, Áustria.  O Prof. Flair Carrilho é o primeiro hepatologista da América Latina a receber a premiação.

O prêmio é promovido pela Associação Europeia para o Estudo do Fígado (EASL - European Association for Study of the Liver) e dedicado a cientistas ativos e brilhantes que forneceram grandes avanços em ciência, conhecimento e cuidados clínicos, reconhecidos e admirados em todo o mundo por suas realizações.

O Prof. Flair é corresponsável pela expansão e inovação do Departamento de Gastroenterologia do HCFMUSP que contabiliza, por ano, 4.500 hospitalizações clínicas e cirúrgicas, 30.000 atendimentos ambulatoriais, 2.400 cirurgias, incluindo 105 transplantes hepáticos e 10 transplantes de pâncreas, 34.000 endoscopias e de 120 a 140 artigos publicados por ano em revistas científicas.

A dedicação do hepatologista com o ensino, pesquisa e assistência levou a comunidade médica internacional a indicá-lo, em 2017, para a coordenação de uma rede de pesquisa na América Latina que buscará definir os mecanismos da Síndrome de Falência Aguda sobre Crônica do Fígado. 

Trata-se do Projeto ACLARA, que investigará 1.500 pacientes, com descompensação aguda de cirrose, de 54 hospitais distribuídos pelo Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, México, Panamá, Paraguai e Perú.   O estudo permitirá compreender melhor as complicações da cirrose em populações de diversos grupos étnicos e definir critérios para um tratamento mais eficaz. 

A cirrose é a 7ª causa de morte de adultos no mundo. Na população latino-americana a doença é mais frequente e a mortalidade é maior, se comparada com a população europeia. No Hospital das Clínicas, a doença representa 8% do atendimento de emergência. O álcool, as hepatites virais e a gordura no fígado são responsáveis por 90% das causas.

Trajetória

Formado pela Universidade de Londrina, o médico entrou na FMUSP em 1981. Em 2004, foi nomeado Prof. Titular de Gastroenterologiada, o que permitiu com seus pares redesenhar o departamento, aplicando o modelo europeu. 

Desde então, nos últimos 45 anos, o Prof. Flair escreve a história da hepatologia. Ele é destaque nos projetos de formação de recursos humanos no Brasil; nos estudos de epidemiologia molecular do vírus da hepatite B no Brasil e na América Latina; na implantação de triagem e detecção precoce do carcinoma hepatocelular em cirróticos e na implementação de uma relação científica entre os Complexos Hospital das Clínicas da FMUSP e Hospital Clínic da Faculdade de Medicina da Universidade de Barcelona.