Centros Interdepartamentais


Os Centros Integrados de Atividades Acadêmicas (CIAA) são entidades multi e interdepartamentais organizadas pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), com a colaboração de profissionais do Hospital das Clínicas da FMUSP, que desenvolvem ações de cultura e extensão, ensino e pesquisa.

Os Centros podem ser criados por dois ou mais departamentos que têm a opção de associar-se promovendo maior interação entre seus participantes. A interdisciplinaridade é voluntária e consciente, permitindo gerar conhecimento de maneira mais abrangente, diversificada e integrada.

Os CIAA podem ocupar um espaço físico ou serem apenas virtuais. Neste caso, prevalecerá a implementação de interações entre departamentos. Além dos docentes, eles podem comportar outras categorias profissionais voltadas às atividades acadêmicas.

São subordinados, administrativamente, à Diretoria da FMUSP e, cada Centro um terá um Conselho Diretor, um Diretor Executivo e seu próprio Regimento, com participação interdepartamental e interdisciplinar, a ser aprovado pela Congregação.

O preenchimento de um novo claro docente, destinado ao Centro pela Comissão de Claros Docentes, se fará por meio de concurso público e este estará alocado no departamento contemplado, embora a atividade acadêmica do docente seja predominantemente no Centro.

Os CIAA serão representados oficialmente no CTA por docente eleito entre os Presidentes de Conselhos Diretores. Quando pertinente, outros docentes de Centros poderão ser chamados, na qualidade de convidados, com direito a voz, sem direito a voto.

Cada Centro passará por avaliação acadêmica e isto deverá constar do Projeto Acadêmico da FMUSP, do Projeto Acadêmico dos Departamentos e dos Projetos Acadêmicos Individuais dos docentes envolvidos.