Residência Médica


Como participar:

A porta de entrada para o intercâmbio de residentes (outgoing) atualmente é o responsável pelo Programa de Residência Médica em que o aluno está matriculado. O Estágio eletivo internacional é uma modalidade de estágio destinada exclusivamente a médicos regularmente matriculados em Programas de Residência Médica da FMUSP. O processo seletivo e a negociação de vagas para realização de Estágio internacional são, diretamente, organizados pelo Programa do interessado e o deferimento ou não do pedido é de responsabilidade do supervisor do Programa. A melhor forma de verificar a possibilidade de mobilidade é entrar em contato com o serviço e verificar, caso a caso.

Os convênios de mobilidade acadêmica da FMUSP são entre instituição de ensino (FM) e instituição de ensino no exterior. Nem todas as instituições de ensino possuem Serviço de Saúde (ou Hospital) próprio. Quando há Serviço de saúde, é preciso verificar a legislação vigente para a atuação de residentes estrangeiros naquele país / serviço e as possibilidades dentro do serviço. Dessa forma, a existência de convênio de mobilidade acadêmica não implica necessariamente que haja vagas de mobilidade para residentes. 


Rede AP-HP (Assistance Publique - Hôpitaux de Paris):

A  Assistance Publique- Hôpitaux de Paris (AP-HP) é uma ampla rede de hospitais públicos em Paris (França). O convênio prevê a possibilidade de realização de uma série de estágios de residência num dos hospitais da rede, em diversos programas diferentes. A coordenação do programa é feita de forma conjunta pela COREME e pelo Escritório Internacional da FMUSP. Para esclarecimento de dúvidas, entre em contato no e-mail international@fm.usp.br

  • Os residentes brasileiros têm a opção de sair por 1 mês ou 2 meses quando se conta com o mês de férias.
  • O nível mínimo de proficiência em francês exigido é o B1, que corresponde a um nível pré-intermediário segundo o Quadro Europeu de Referência. O nível de proficiência deve ser demonstrado por meio de certificações internacionais como DELF, DALF ou TCF.
  • Entre em contato com o consulado da França ou com a Aliança Francesa para verificar as datas disponíveis para realizar uma destas provas. 
  • Os estágios são puramente de observação (sem prática de atos médicos, com participação na observação, realização de visitas e discussão de casos)
  • Mais informações estão disponíveis no site: https://www.aphp.fr/professionnels-linternational


Para informações sobre estágios para residentes de instituições internacionais (incoming), conheça as modalidades aqui.