Editais CRInt

Número do Edital: 2134
Data abertura: 11/07/2025
Data atualização: 11/07/2025
Instituição ofertante: FMUSP

Prazo para inscrição:

Inscrições entre 20 de julho a 15 de agosto de 2025.

Público-Alvo: Estudantes de Medicina, matriculados a partir do 5º ano do curso;

Período de mobilidade: Períodos variados para o 1º semestre de 2026 (checar edital);

Duração da mobilidade: Variável entre 30 e 90 dias (conferir variação no edital);

Locais da mobilidade: Os selecionados poderão realizar estágios clínico-cirúrgicos em Instituições de Ensino Superior (IES) conveniadas à FMUSP (conferir opções no edital);

Taxas acadêmicas: Isento.


    Objetivo:

    Oferecimendo de 42 (quarenta e duas) vagas de intercâmbio destinadas a estudantes de Medicina, matriculados a partir do 5º ano do curso. Os selecionados poderão realizar estágios clínico-cirúrgicos em Instituições de Ensino Superior (IES) conveniadas à FMUSP, por um período mínimo de 30 (exatos) e máximo de 90 dias, no primeiro semestre de 2026 (verificar opções de destino no edital).

      Importante:

      Este edital trata exclusivamente das vagas de intercâmbio. Os estudantes selecionados poderão pleitear bolsas de auxílio da AUCANI (Bolsa Mérito-Acadêmico ou outras que possam surgir) em um edital próprio, que será divulgado após o resultado final. O número de bolsas será bem menor do que o de vagas de intercâmbio, por isso a concessão dependerá de análise socioeconômica e o estudante deverá ter MNT acima de 5.

        Instituições de destino para mobilidade:

        Tabela com links funcionais NO EDITAL. Imagens abaixo demonstrativas da tabela.do anexo 1.

          Inscrição

           As inscrições deverão ser realizadas, exclusivamente via Internet, pelo Sistema Mundus (Menu Público > Editais > Alunos de Graduação > Editais: Nº do Edital: 2134). Obs: não é necessário login ou senha

            Critério de seleção e classificação

            5.2. Os critérios de seleção e classificação definidos pela CRINT e pela CG são os seguintes:
             5.2.1. Mérito acadêmico (70%);
             5.2.1.1. Para a análise do mérito acadêmico, será considerada a Média Normalizada por Turma (MNT). Cada candidato poderá consultar sua média a qualquer momento na área pública do Sistema Mundus (opção Editais > Alunos de Graduação > Média Normalizada por Turma). As médias utilizadas serão as calculadas na data prevista para a análise das candidaturas. 
            5.2.2. Outras atividades acadêmicas, a saber (em ordem decrescente de peso): Iniciação Científica (IC) com bolsa, ligas acadêmicas, monitoria, participação no programa FMUSP i-Friend, atividades de extensão, publicação de trabalho internacional, apresentações de posters, premiações acadêmicas, publicação de trabalho nacional, resumo e cursos de aperfeiçoamento (30%).
             5.2.3. Para promover a equidade de oportunidades, serão priorizadas as candidaturas de alunos que não tenham realizado intercâmbio acadêmico, seguidas pelos que não tenham recebido bolsa para intercâmbio acadêmico. Esses fatores serão considerados como parte do item "outras atividades".
            5.3. Será permitido que utilizem critérios de seleção internos adicionais, desde que não contrariem os deste Edital.
            5.4. Caso necessário, serão critérios de desempate: (1) menor quantidade de reprovações em disciplinas obrigatórias no histórico escolar (será considerado o documento gerado ao término do período de inscrição deste edital); e (2) maior Média Normalizada por Turma (MNT)

              Cronograma

              • De 20/07 a 15/08/25: Período de inscrições online via Sistemas Mundus;
              • De 16/08 a 20/08/25: Período de análise documental das candidaturas;
              • 21/08/25: Divulgação da Classificação Parcial;
              • Até 24/08/25: Prazo para interposição de recursos;
              • 26/08/25: Divulgação do Resultado via Mundus e e-mail individual para os contemplados.

                Dúvidas:

                O candidato poderá tirar dúvidas por e-mail (international@fm.usp.br) ou pessoalmente no Escritório Internacional, na sala 2105 do 2º andar da FMUSP, das 8h às 15h.



                Número do Edital: 2103
                Data abertura: 26/05/2025
                Data atualização: 27/05/2025
                Instituição ofertante: Aucani, em parceria com a Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento da USP.

                Prazo para inscrição:

                Inscrições entre 4 e 11 de agosto, até às 12h00, de 2025.

                Público-Alvo: estudantes de graduação que realizaram todo o Ensino Médio em escola pública brasileira.

                Bolsa: R$ 14.000,00 (quatorze mil reais);

                Período de mobilidade: Início entre fevereiro/março ou junho/julho de 2026;

                Duração da mobilidade: 30 dias.

                Taxas acadêmicas: Isento.


                  Objetivos:

                  Dando continuidade ao Programa de Mobilidade Estudantil Internacional de alunos de Graduação, a Agência USP de Cooperação AcadêmicaNacional e Internacional (AUCANI) e a Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento (PRIP) anunciam a abertura de edital para concessão de 16 (dezesseis) vagas/bolsas para apoiar a produção de conhecimento, ações de cultura, extensão, inclusão e diversidade na Universidade.

                    Proposta:

                    As atividades propostas devem estar relacionadas às temáticas de diversidade, equidade e inclusão no ensino superior. Alguns dos temas que podem serabordados na proposta de mobilidade prevista neste edital:

                    • Direitos humanos e convivência universitária ou 

                    • Igualdade de gênero e universidades ou

                    • Permanência estudantil e ensino superior ou

                    • Pesquisas de "clima no campus" (perfil, experiências acadêmicas e profissionais, experiências pessoais, saúde mental, inserção institucional, inclusão e pertencimento em diferentes grupos das comunidades universitárias) ou 

                    • Pessoas com deficiência e universidades ou 

                    • Políticas de enfrentamento às violências e discriminações em universidades ou 

                    • Povos indígenas e comunidades tradicionais nas universidades ou 

                    • Relações raciais e universidades ou 

                    • Saúde mental e universidades.


                      Instituição de destino para mobilidade:


                        Número de propostas contempladas:

                        Serão selecionadas 16 (dezesseis) vagas/ bolsas de mobilidade acadêmica.

                          Proficiência:

                          ● CELU Intermedio “bueno” ou
                          ● DELE B1 ou
                          ● SIELE Global tendo mínimoB1 em todas as habilidades ou
                          ● entrevista em espanhol,conforme item 2.3.1.1 do edital.

                            Inscrição

                            • As inscrições serão acolhidas durante o período definido no cronograma, exclusivamente via Internet, pelo Sistema Mundus - Editais > Alunos de Graduação (área pública, sem login ou senha).

                              Dúvidas:

                              Consultar o edital e a AUCANI.



                              Número do Edital: 2088
                              Data abertura: 23/05/2025
                              Data atualização: 23/05/2025
                              Instituição ofertante: Aucani, em parceria com a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP e Santander Universidades

                              Prazo para inscrição:

                              Inscrições até 21 de julho de 2025.
                              • Período de execução dos projetos: entre 13/07/2026 e 31/07/2026.
                              • Público-Alvo: 02 (dois) docentes, de diferentes unidades USP, deverão apresentar proposta conjunta de curso de curta duração, ministrado em idioma estrangeiro

                                Objetivos:

                                A Aucani, em parceria com a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP, anuncia a abertura do edital USP Academy 2026, com inscrições até 21 de julho de 2025, para seleção de propostas para oferta de cursos de curta duração em parceria com IES estrangeiras. Trata-se de uma ação para a apresentação dos programas de pós-graduação e linhas de pesquisa da USP aos estudantes de graduação ou pós-graduação de instituições estrangeiras, além de incentivar o fortalecimento de parcerias internacionais.

                                  Proposta:

                                  • 02 (dois) docentes, de diferentes unidades USP, deverão apresentar proposta conjunta de curso de curta duração, ministrado em idioma estrangeiro, e que deverá ser oferecido na USP entre 13/07/2026 e 31/07/2026. 
                                  • Será oferecido benefício financeiro de R$ 14.000,00 (quatorze mil reais) por participante das propostas contempladas para mobilidade internacional visando o fortalecimento de parcerias acadêmicas e troca de experiências na área de atuação para oferta de cursos de curta duração. 

                                  De modo a viabilizar a participação de ministrantes docentes convidados de IES estrangeiras, os cursos poderão ser ministrados de forma híbrida. 


                                    Instituição de destino para mobilidade:

                                    • Parceiros com destacada relevância acadêmica internacional nas áreas de atuação dos docentes USP. 
                                    • Para possibilitar a cooperação com novos parceiros, não é obrigatória a existência de convênio vigente com a IES estrangeira colaboradora na proposta.

                                      Número de propostas contempladas:

                                      Serão selecionadas 15 (quinze) propostas, cada uma composta por equipe de: 
                                      • 02 (dois) docentes USP, ministrantes do curso;
                                      • 01 (um) doutorando USP, suporte acadêmico ;
                                      • 01 (um) servidor técnico/administrativo USP, suporte administrativo para a implementação do curso e registro/apoio aos participantes.

                                        Período e Duração da mobilidade internacional:

                                        • Viagem entre 01/09/2025 e 12/07/2026;
                                        • Duração mínima de 05 (cinco) dias no destino.

                                          Dúvidas:




                                          Número do Edital: 2087
                                          Data abertura: 23/05/2025
                                          Data atualização: 26/05/2025
                                          Instituição ofertante: Aucani, em parceria com a Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento da USP e Santander.

                                          Prazo para inscrição:

                                          Inscrições até 21 de julho de 2025.

                                          Público-Alvo: Mulher, brasileira ou estrangeira com visto de permanência no Brasil regularmente matriculada em curso de Mestrado ou Doutorado

                                          Bolsa: R$ 20.000,00 (vinte mil reais);

                                          Período de mobilidade: Início entre outubro/2025 e julho/2026;

                                          Duração da mobilidade: Mínimo de 91 dias.


                                            Objetivos:

                                            A Aucani, em parceria com a Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento da USP, anuncia a abertura do edital Internacionalização com Inclusão – Mulheres na Pós-graduação – Cooperação Sul-Sul, com inscrições até 14 de julho de 2025, para concessão de bolsas às estudantes de pós-graduação (mestrado ou doutorado) USP, para intercâmbio internacional com objetivo de articulação de temas relacionados à diversidade, equidade e inclusão no ensino superior.

                                              Proposta:

                                              As atividades propostas devem estar relacionadas às temáticas de diversidade, equidade einclusão no ensino superior. Alguns dos temas que podem ser abordados na proposta demobilidade prevista neste edital são:

                                              • Direitos humanos e convivência universitária ou• Igualdade de gênero e universidades ou
                                              • Permanência estudantil e ensino superior ou
                                              • Pesquisas de "clima no campus" (perfil, experiências acadêmicas e profissionais,experiências pessoais, saúde mental, inserção institucional, inclusão e pertencimentoem diferentes grupos das comunidades universitárias) ou
                                              • Pessoas com deficiência e universidades ou
                                              • Políticas de enfrentamento às violências e discriminações em universidades ou
                                              • Povos indígenas e comunidades tradicionais nas universidades ou
                                              • Relações raciais e universidades ou
                                              • Saúde mental e universidades.

                                                Instituição de destino para mobilidade:

                                                Prioritariamente:

                                                • África;
                                                • América Latina e
                                                • Ásia.

                                                  Número de propostas contempladas:

                                                  Serão selecionadas 14 (quatorze) propostas de mobilidade acadêmica.

                                                    Inscrição


                                                      Dúvidas:

                                                      Consultar o edital e a AUCANI.



                                                      Número do Edital: 2091
                                                      Data abertura: 19/05/2025
                                                      Data atualização: 20/05/2025
                                                      Instituição ofertante: Universidade de São Paulo e Universidade de Buenos Aires

                                                      Prazo para inscrição:  Inscrições de 19 de maio a 04 de agosto de 2025; período de execução: outubro de 2025 a junho de 2026.

                                                      Público-Alvo: Docentes ativos do quadro permanente da USP e estudantes de doutorados regularmente matriculados.

                                                      Requisitos: O(a) candidato(a) deve atender aos requisitos dispostos no Edital abaixo, item 1 - 'DAS CONDIÇÕES GERAIS PARA PARTICIPAÇÃO'

                                                      Processo seletivo: A avaliação e seleção das propostas serão realizadas por uma comissão considerando os seguintes pontos: 

                                                      • Adequação da proposta ao objetivo deste edital;
                                                      • Internacionalização da abordagem do(s) tema(s);
                                                      • Coerência da articulação temática, conforme apresentado nos itens do Anexo 

                                                      Adicionalmente:

                                                      1. A comissão de avaliação das candidaturas buscará o equilíbrio entre as áreas de conhecimento na distribuição do número de propostas contempladas.
                                                      2. O resultado considerará a classificação em ordem decrescente das notas, de 0 a 10, atribuídas conforme os critérios de avaliação das candidaturas.
                                                      3. O resultado será validado pela comissão de avaliação conjunta com a Universidad de Buenos Aires.
                                                      4. Havendo eventuais alterações a que está sujeita a classificação, sobretudo em decorrência de desistência ou deferimento de recurso de outrem, o mesmo será retificado quando da publicação do resultado.
                                                      5. Havendo bolsa remanescente do mesmo programa de fomento deste edital, o recurso será distribuído seguindo ordem de classificação em lista de espera.

                                                      Documentos necessários: deverão ser anexados os seguintes documentos (arquivo único, em formato .PDF, legíveis e reproduzindo o conteúdo integral a que se propõem): deverão ser anexados os seguintes documentos (arquivo único, em formato .PDF, legíveis e reproduzindo o conteúdo integral a que se propõem): 

                                                      Proposta de Colaboração UBA-USP e Plano de Trabalho, conforme formulário em ANEXO 1, que estará disponível para download como “Formulário de inscrição”, em formato .DOCX, na página de inscrição do Edital AUCANI nº 2091 no Sistema Mundus. 

                                                      1) Para o Docente USP:

                                                      • Carta de anuência da Chefia de Departamento ou Diretoria da Unidade de origem do Docente na USP. 
                                                      • Carta convite da UBA, assinada por autoridade acadêmica (Secretaría de Relaciones internacionales del Rectorado y Consejo Superior - deverá ser solicitada pelo Docente USP ao Professor Anfitrião na UBA). 
                                                      • Curriculum Vitae (resumido, máximo 2 páginas), incluindo a atuação profissional e de pesquisa, atividades sinérgicas relevantes para esta proposta e até dez (10) publicações relacionadas a esta proposta. 

                                                      2) Para o Doutorando USP: 

                                                      • Carta convite da UBA, apresentando o período da mobilidade, assinada por autoridade acadêmica (Secretaría de Relaciones internacionales del Rectorado y Consejo Superior - deverá ser solicitada pelo Docente USP ao Professor Anfitrião na UBA). Ficha do Aluno extraída do Sistema Janus. 
                                                      • Passaporte válido (cópia da página onde é apresentada a validade) ou protocolo de solicitação do documento. 

                                                      3) Curriculum Vitae do Professor Anfitrião na UBA, incluindo a atuação profissional e de pesquisa, atividades sinérgicas relevantes para esta proposta e até dez (10) publicações relacionadas a esta proposta. ㅤ

                                                      Bolsas/Benefícios adicionais: Financiamento de até 34 mil reais para cada projeto aprovado, sendo:

                                                      • 14 mil reais para o intercâmbio de Docente USP, de 10 a 15 dias;
                                                      • 20 mil reais para o intercâmbio de Doutorando USP, de 3 a 5 meses.

                                                      Contato para dúvidas

                                                      Quaisquer dúvidas deverão ser encaminhadas exclusivamente ao Fale Conosco do Sistema Mundus – https://uspdigital.usp.br/mundus/faleConosco (Assunto: “Editais de Pesquisa Conjunta para Docentes”).

                                                      Link para Inscrição: Formulário de inscrição

                                                      Informações adicionais

                                                      1. Inscrição USP deve ser apresentada apenas pelo Docente USP coordenador do projeto por meio do Sistema Mundus > Edital 2091;
                                                      2. Inscrição do Docente USP coordenador do projeto e do Doutorando USP na Plataforma Santander Open Academy.



                                                      Número do Edital: 2093
                                                      Data abertura: 29/04/2025
                                                      Data atualização: 29/04/2025
                                                      Instituição ofertante: Comité Français d’Evaluation de la Coopération Universitaire avec le Brésil (COFECUB) e Universidade de São Paulo

                                                      Prazo para inscrição18/07/2025 - a divulgação do resultado do Edital e início das ações será na primeira quinzena de fevereiro de 2026.

                                                      Público-Alvo: Docentes e pesquisadores USP

                                                      Requisitos: 

                                                      1. O coordenador brasileiro do projeto deverá ser obrigatoriamente docente ativo do quadro permanente da Universidade de São Paulo.
                                                      2. O responsável pelo projeto só poderá coordenar um projeto co-financiado pelo COFECUB(CAPES-COFECUB ou USP-COFECUB).
                                                      3. A equipe brasileira deve incluir ao menos 2 docentes da USP com título de Doutor e ao menos um estudante de doutorado regularmente matriculado na USP. 
                                                      4. Pesquisadores já vinculados a um projeto USP-COFECUB em curso, tanto como coordenadores quanto como membros da equipe, não podem participar de um novo projeto USP-COFECUB, mas podem se associar a um projeto do programa CAPESCOFECUB exclusivamente como colaboradores. Isso significa que não assumirão responsabilidades nem serão beneficiados com as missões de mobilidade.
                                                      5. Pesquisadores de pós-doutorado poderão fazer parte da equipe do projeto, mas não estarão elegíveis para financiamento.
                                                      6. Os critérios para constituição da equipe francesa estão especificados no website do COFECUB (https://www.campusfrance.org/fr/usp-cofecub).

                                                      Processo seletivo: A lista de critérios para seleção de projetos está disponível no edital abaixo.

                                                      Documentos necessários: 

                                                      Dossiê único de no máximo 30 páginas, em formato PDF, contendo:

                                                      1. Projeto;
                                                      2. Plano de trabalho;
                                                      3. Duração das missões;
                                                      4. Cooperações anteriores;
                                                      5. Carta de apoio do Diretor da Unidade ou Chefe de Departamento na USP ao qual o coordenador brasileiro está vinculado.

                                                      ‎‎‎‎‎‎‎‎ㅤ

                                                      Benefícios adicionais: 

                                                      • Os projetos aprovados terão duração de até 2 anos, e poderão ser renovados excepcionalmente, por até 2 anos suplementares. A solicitação de renovação será avaliada pelo comitê bilateral USP-COFECUB no final do segundo ano, após a avaliação do relatório parcial e de acordo com a disponibilidade orçamentária.
                                                      • Poderão ser apoiadas, por cada instituição, até 4 missões no total, até 2 missões por ano, para os dois anos iniciais de vigência do projeto, sendo até 3 missões de docentes e no mínimo 1 missão de doutorando.
                                                      • Pelo lado francês, o COFECUB custeará a passagem aérea no sentido França-Brasil França e seguro viagem do docente e do doutorando francês (limitado a 1.400 euros);as diárias do doutorando francês no Brasil e do docente USP na França (125 euros por dia), para missões com duração de 10 a 15 dias;
                                                      • Pelo lado brasileiro, a Universidade de São Paulo concederá bolsa de mobilidade para o financiamento das missões, nos termos do Programa de Bolsas USP de Mobilidade com Parceiros Estratégicos Estrangeiros: ao docente USP, para custeio da passagem aérea no sentido Brasil-França-Brasil e seguro viagem; ao doutorando USP, para custeio de passagem aérea no sentido Brasil-França-Brasil, seguro viagem, hospedagem, alimentação e transporte local; e ao docente francês no Brasil, para custeio de despesas de estadia, como hospedagem, alimentação e transporte local na cidade da Unidade USP de destino, para missões com duração de 10 a 15 dias.
                                                      • Confira a tabela com os valores de diárias/auxílios oferecidos no edital abaixo!
                                                      Contato para dúvidas: dúvidas poderão ser encaminhadas pelo Fale Conosco do Sistema Mundus (https://uspdigital.usp.br/mundus/faleConosco) através do Assunto: “Editais de Pesquisa Conjunta para Docentes”.

                                                      ‎‎‎‎‎‎‎‎ㅤ

                                                      Link para Inscrição: Formulário digital

                                                      Informações adicionais: https://internationaloffice.usp.br/new/edital-2093-programa-usp-cofecub-2025/




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