Centro Integrado de Doenças Genéticas (CIGEN)


O CENTRO INTEGRADO de DOENÇAS GENÉTICAS (CIGEN), inaugurado em 08/11/2023, constitui uma rede colaborativa de Serviços Médicos e Multiprofissionais assim como de Laboratórios Clínicos e de Investigação dentro da área de Genética e Genômica Médicas, visando ao aprimoramento da assistência aos pacientes, desenvolvimento da pesquisa e da formação de recursos humanos. Começou como uma iniciativa de docentes da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), de médicos do Hospital das Clínicas da FMUSP e de pesquisadores de seus LIMs (Laboratórios de Investigação Médica), aos quais se associaram docentes, pesquisadores e médicos do Departamento de Genética e Biologia Evolutiva do Instituto de Biociências da USP (IBUSP) e de seu “Centro de Estudos do Genoma Humano e Células Tronco” (CEGH-CEL), assim como pesquisadores do Instituto Jô Clemente (IJC – antiga APAE-SP), cujo foco principal é a triagem neonatal.  

As doenças genéticas, na sua maior parte, atingem vários órgãos e sistemas. Assim seu diagnóstico e tratamento, bem como o aconselhamento genético para evitar novos casos, exigem equipes multidisciplinares, usualmente envolvendo médicos, especialistas em genética humana, biologia molecular e bioinformática, enfermeiras, psicólogos e outros profissionais. Essa articulação de competências é muito facilitada em instituições universitárias associadas a hospitais de ensino e pesquisa.

A Universidade de São Paulo tem uma longa tradição em Genética Humana e Médica, que remonta aos anos 1960 nas Faculdades de Medicina de São Paulo e de Ribeirão Preto e no Laboratório de Genética Humana do atual Instituto de Biociências. Os professores do “Centro de Pesquisa sobre o Genoma Humano e Células Tronco” (CEGH- CEL), do Instituto de Biociências, são os responsáveis, desde a década de 1970, pelo curso de Genética Médica ministrado aos alunos no curso de graduação da FMUSP e mais recentemente em parceria com a equipe do Prof. Roger Chamas, com a incorporação da oncogenética básica na referida disciplina. A FMUSP, por sua vez, carece na atualidade de Serviços de Genética Médica – dispondo de unidades dedicadas ao acompanhamento de condições genéticas limitadas a determinadas especialidades, distribuídas dentro do Complexo Hospital das Clínicas da FMUSP (HCFMUSP), mas trabalhando de maneira individual com pequena interlocução entre si – e certamente se beneficiará de uma estrutura organizacional que facilite e fortaleça o trabalho em rede dos seus próprios grupos, assim como de outros grupos da USP e de outras Instituições que atuem na área de doenças genéticas.

Aprovado na Congregação da FMUSP em sessão ordinária de 25 de agosto de 2023.
Aprovado na Congregação do IBUSP em sessão ordinária de 15 de dezembro de 2023.