Departamentos

A Faculdade de Medicina da USP é constituída por 17 departamentos.

Cardiopneumologia

Engloba as disciplinas de Cardiologia; Pneumologia, Cirurgia Cardiovascular, Cirurgia Torácica e a área de Genética e Medicina Molecular. Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e prestação de serviços à comunidade no Instituto do Coração (InCor) do Hospital das Clínicas da FMUSP.

Para mais informações, acesse http://www2.fm.usp.br/cardiopneumo e http://www2.fm.usp.br/cardiologia

Cirurgia

Formado pelas disciplinas de Cirurgia Geral e do Trauma, Anestesiologia, Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Cirurgia Plástica, Cirurgia Vascular, Urologia, Topografia Estrutural Humana, Técnica Cirúrgica e Cirurgia Experimental. Suas principais linhas de pesquisa são os fatores de prognóstico e as técnicas cirúrgicas em câncer urológico, os marcadores moleculares em câncer urológico, a anatomia macro e microscópica e as anatomias clínica e aplicada.

Para mais informações, acesse http://www2.fm.usp.br/cirurgia/

Clínica Médica

Formado pelas disciplinas de Clínica Geral e Propedêutica, Emergências Clínicas, Endocrinologia e Metabologia, Geriatria, Hematologia e Hemoterapia, Imunologia Clínica e Alergia; Medicina Molecular, Nefrologia e Reumatologia.

Para mais informações, acesse http://www.clinicamedicafmusp.com.br

Dermatologia

O atendimento ambulatorial é dividido em 19 subespecialidades: Ambulatório Geral e Didático, Alergia; Cirurgia Dermatológica, Dermatologia Infantil; Onicopatias, Dermatite Atópica, Colagenoses, Micologia, Dermatoses Inestéticas, Fotodermatose e Fototerapia, Estomatologia, Hansenologia, Vasculites, Psoríase, Oncologia Cutânea, Imunodeficiências Primárias e Adquiridas, Doenças Bolhosas, Criocirurgia e Doenças Sexualmente Transmissíveis. A Divisão de Dermatologia é uma das poucas do mundo que possui enfermaria própria. 

Mais informações, acesse: https://www.fm.usp.br/dermatologia

Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional (FOFITO)

Formado pelas três áreas, foi constituído em 1999, com a denominação de FOFITO. Os projetos político-pedagógicos dos cursos orientam-se tanto pelas inovações geradas pela produção e pelo conhecimento das áreas específicas quanto pelas tendências que emanam do campo das políticas da saúde e da educação.

Curso de Fisioterapia: https://www.fm.usp.br/fofito/fisioterapia

Curso de Fonoaudiologia: https://www.fm.usp.br/fofito/fonoaudiologia

Curso de Terapia Ocupacional: https://www.fm.usp.br/fofito/terapiaocupacional

Mais informações, acesse: https://www.fm.usp.br/fofito

Gastroenterologia

Engloba as disciplinas de Bases Fisiopatológicas da Clínica Médica em Gastroenterologia, Clínica Médica e Cirurgia do Aparelho Digestivo. Entre as principais linhas de pesquisa estão hepatites virais e cirrose, doenças autoimunes do fígado, doença inflamatória do intestino, doença do refluxo gastroesofágico, transplante do fígado e transplante do pâncreas.

Para mais informações, acesse http://www2.fm.usp.br/gastro

Medicina Legal, Ética Médica e Medicina Social e do Trabalho

Desenvolve atividades nas áreas de Medicina Legal; Medicina Social e do Trabalho; Bioética. Detém, ainda, os serviços do Centro de Estudos e Atendimento Relativos ao Abuso Sexual (CEARAS); do Serviço de Saúde Ocupacional (SSO). Para mais informações, acesse https://www.fm.usp.br/medicinalegal

Também compõe o Departamento de Medicina Legal, Ética Médica e Medicina Social e do Trabalho a área de Medicina Física e Reabilitação, com atuação junto ao HCFMUSP e ao Instituto de Medicina Física e Reabilitação (IMREA). Para saber mais, acesse https://www.fm.usp.br/mfr

O Departamento conta também com o Núcleo Técnico e Científico de Humanização (NTH); além do Projeto Caminho de Volta, que colabora com os órgãos governamentais na busca de crianças desaparecidas no Estado de São Paulo.

Medicina Preventiva

Produz conhecimento para aprimorar as práticas de prevenção e cuidado em saúde, além de formar quadros capazes de atuar com competência técnica, capacidade crítica e compromisso humanístico no exercício da medicina e das diversas profissões do setor da saúde. Suas atividades agrupam-se em três grandes áreas: Ciências Humanas e Sociais em Saúde; Epidemiologia; e Política, Planejamento, Gestão e Avaliação em Saúde.

Para mais informações, acesse http://www2.fm.usp.br/preventiva

Moléstias Infecciosas e Parasitárias

Desenvolve suas atividades integrado à Divisão de Clínica de Moléstias Infecciosas e Parasitárias do Hospital das Clínicas. As principais áreas de pesquisa desse departamento são infecção por HIV/Aids, hepatites, infecções endêmicas, hospitalares e em imunodeprimidos, terapia intensiva, imunizações, acidentes por animais peçonhentos e infecções virais.

Para mais informações, acesse https://www.fm.usp.br/mip/portal/

Neurologia

Formado pelas disciplinas de Neurologia Clínica, Neurocirurgia, Neurologia Infantil e Neurologia Experimental. Suas principais linhas de pesquisa são a biologia molecular e os mecanismos de neuroproteção, de neuromodulação, de neurorregeneração e  de neuroestimulação.

Para mais informações, acesse https://www.fm.usp.br/neurologia/portal/

Obstetrícia e Ginecologia

As atividades de ensino são realizadas na graduação em Medicina no ciclo clínico (3º e 4º anos) e no internato (5º e 6º anos), e também em Fisioterapia. Na pós-graduação lato sensu, a área oferece o Programa de Residência Médica em Obstetrícia e Ginecologia e em Mastologia, além de cursos de especialização nas áreas de Medicina Fetal, Gestação de Alto Risco, Reprodução Humana, Endometriose e Uroginecologia.

Realiza, ainda, atividades assistenciais no Hospital das Clínicas e no Hospital Universitário.

Para mais informações, acesse  https://www.fm.usp.br/obstetriciaeginecologia

Oftalmologia e Otorrinolaringologia

O Departamento de Oftalmologia produz pesquisas de impacto, divulgadas em relevantes publicações e debatidas em fóruns científicos.

O Departamento de Otorrinolaringologia responde por intensa produção científica e tem como objetivo conduzir clínico-cirurgicamente diferentes patologias da área.

Para mais informações, acesse oftalmologia - http://www.oftalmologiausp.com.br    otorrinolaringologia - http://www.otorrinousp.org.br

Ortopedia e Traumatologia

É referência nacional nas lesões raquimedulares, microcirurgia reconstrutiva, reimplantes de membros, cirurgias micro-invasivas das fraturas, técnicas de artroscopia, reconstruções com endopróteses ou com banco de tecidos nas grandes ressecções dos tumores musculoesqueléticos, traumatologia e na reabilitação de pacientes.

Para mais informações, acesse http://www.iothcfmusp.com.br

Patologia

Departamento responsável por 13 disciplinas oferecidas no curso de graduação de medicina, entre elas Patologia Geral, Conjunto de Disciplinas de Patologia Especial e Telemedicina. Além disso, responde também pelas autópsias dos pacientes do Hospital das Clínicas, pela Divisão de Anatomia Patológica e pelo Laboratório Central do Hospital das Clínicas.

Para mais informações, acesse https://fm.usp.br/patologia

Pediatria

Departamento formado pelas disciplinas de Pediatria Preventiva e Social, Pediatria Clínica, Pediatria Neonatal e Cuidados Intensivos; e Cirurgia Pediátrica e Transplante Hepático. Conta, ainda, com Laboratórios de Investigação Médica para o apoio à pesquisa.

Psiquiatria

A atuação do Departamento na área de ensino abrange as áreas de graduação (incluindo o internato), pós-graduação lato sensu (incluindo a Residência Médica) e pós-graduação stricto sensu. Na graduação, responde por um módulo de Psiquiatria na disciplina de Bases Fisiológicas da Clínica Médica e pelas disciplinas de Bases Humanísticas da Medicina, Psicologia Médica e Psiquiatria Clínica. No contexto da pesquisa, exerce importante liderança nacional em pesquisa básica, e clínica nas áreas de Psiquiatria da Infância e Adolescência, Psiquiatria do Desenvolvimento, Psiquiatria Preventiva, Transtornos do Humor, Transtornos de Ansiedade, Esquizofrenia, Psiquiatria Geriátrica, Genética e Epidemiologia.

Para mais informações, acesse http://ipqhc.org.br/

Radiologia e Oncologia

Está ligado ao Instituto de Radiologia (InRad) do HCFMUSP, formado pelas Divisões de Diagnóstico por Imagem; Radiologia Intervencionista Diagnóstica e Terapêutica; e Medicina Nuclear. A área de Diagnóstico por Imagem conta com vários grupos divididos em tórax, medicina interna, neurorradiologia, cabeça e pescoço, musculoesquelético e imagem da mulher.

Para mais informações, acesse http://inrad.hc.fm.usp.br