Departamentos

A Faculdade de Medicina da USP é constituída por 17 departamentos.

Cardiopneumologia

Engloba as disciplinas de Cardiologia; Pneumologia, Cirurgia Cardiovascular, Cirurgia Torácica e a área de Genética e Medicina Molecular. Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e prestação de serviços à comunidade no Instituto do Coração (InCor) do Hospital das Clínicas da FMUSP.

Para mais informações, acesse http://www2.fm.usp.br/cardiopneumo e http://www2.fm.usp.br/cardiologia

Cirurgia

Formado pelas disciplinas de Cirurgia Geral e do Trauma, Anestesiologia, Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Cirurgia Plástica, Cirurgia Vascular, Urologia, Topografia Estrutural Humana, Técnica Cirúrgica e Cirurgia Experimental. Suas principais linhas de pesquisa são os fatores de prognóstico e as técnicas cirúrgicas em câncer urológico, os marcadores moleculares em câncer urológico, a anatomia macro e microscópica e as anatomias clínica e aplicada.

Para mais informações, acesse http://www2.fm.usp.br/cirurgia/

Clínica Médica

Formado pelas disciplinas de Clínica Geral e Propedêutica, Emergências Clínicas, Endocrinologia e Metabologia, Geriatria, Hematologia e Hemoterapia, Imunologia Clínica e Alergia; Medicina Molecular, Nefrologia e Reumatologia.

Para mais informações, acesse https://www.fm.usp.br/clinicamedica

Dermatologia

O atendimento ambulatorial é dividido em 19 subespecialidades: Ambulatório Geral e Didático, Alergia; Cirurgia Dermatológica, Dermatologia Infantil; Onicopatias, Dermatite Atópica, Colagenoses, Micologia, Dermatoses Inestéticas, Fotodermatose e Fototerapia, Estomatologia, Hansenologia, Vasculites, Psoríase, Oncologia Cutânea, Imunodeficiências Primárias e Adquiridas, Doenças Bolhosas, Criocirurgia e Doenças Sexualmente Transmissíveis. A Divisão de Dermatologia é uma das poucas do mundo que possui enfermaria própria. 

Mais informações, acesse: https://www.fm.usp.br/dermatologia

Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional (FOFITO)

Formado pelas três áreas, foi constituído em 1999, com a denominação de FOFITO. Os projetos político-pedagógicos dos cursos orientam-se tanto pelas inovações geradas pela produção e pelo conhecimento das áreas específicas quanto pelas tendências que emanam do campo das políticas da saúde e da educação.

Curso de Fisioterapia: https://www.fm.usp.br/fofito/fisioterapia

Curso de Fonoaudiologia: https://www.fm.usp.br/fofito/fonoaudiologia

Curso de Terapia Ocupacional: https://www.fm.usp.br/fofito/terapiaocupacional

Mais informações, acesse: https://www.fm.usp.br/fofito

Gastroenterologia

Engloba as disciplinas de Bases Fisiopatológicas da Clínica Médica em Gastroenterologia, Clínica Médica e Cirurgia do Aparelho Digestivo. Entre as principais linhas de pesquisa estão hepatites virais e cirrose, doenças autoimunes do fígado, doença inflamatória do intestino, doença do refluxo gastroesofágico, transplante do fígado e transplante do pâncreas.

Para mais informações, acesse http://www2.fm.usp.br/gastro

Infectologia e Medicina Tropical

Desenvolve suas atividades integrado à Divisão de Clínica de Moléstias Infecciosas e Parasitárias do Hospital das Clínicas. As principais áreas de pesquisa desse departamento são infecção por HIV/Aids, hepatites, infecções endêmicas, hospitalares e em imunodeprimidos, terapia intensiva, imunizações, acidentes por animais peçonhentos e infecções virais.

Para mais informações, acesse https://www.fm.usp.br/mip/portal/

Medicina Legal, Bioética, Medicina do Trabalho e Medicina Física e Reabilitação

Desenvolve atividades nas áreas de Medicina Legal; Bioética, Medicina do Trabalho e Medicina Física e Reabilitação. Detém, ainda, os serviços do Centro de Estudos e Atendimento Relativos ao Abuso Sexual (CEARAS); do Serviço de Saúde Ocupacional (SSO). Conta também com o Núcleo Técnico e Científico de Humanização (NTH); além do Projeto Caminho de Volta, que colabora com os órgãos governamentais na busca de crianças desaparecidas no Estado de São Paulo. O Departamento tem atuação junto ao Hospital das Clínicas da FMUSP e ao Instituto de Medicina Física e Reabilitação (IMREA).

Para mais informações, acesse https://www.fm.usp.br/medicinalegal e https://www.fm.usp.br/mfr

Medicina Preventiva

Produz conhecimento para aprimorar as práticas de prevenção e cuidado em saúde, além de formar quadros capazes de atuar com competência técnica, capacidade crítica e compromisso humanístico no exercício da medicina e das diversas profissões do setor da saúde. Suas atividades agrupam-se em três grandes áreas: Ciências Humanas e Sociais em Saúde; Epidemiologia; e Política, Planejamento, Gestão e Avaliação em Saúde.

Para mais informações, acesse https://www.fm.usp.br/medicinapreventiva

Neurologia

Formado pelas disciplinas de Neurologia Clínica, Neurocirurgia, Neurologia Infantil e Neurologia Experimental. Suas principais linhas de pesquisa são a biologia molecular e os mecanismos de neuroproteção, de neuromodulação, de neurorregeneração e  de neuroestimulação.

Para mais informações, acesse https://www.fm.usp.br/neurologia/portal/

Obstetrícia e Ginecologia

As atividades de ensino são realizadas na graduação em Medicina no ciclo clínico (3º e 4º anos) e no internato (5º e 6º anos), e também em Fisioterapia. Na pós-graduação lato sensu, a área oferece o Programa de Residência Médica em Obstetrícia e Ginecologia e em Mastologia, além de cursos de especialização nas áreas de Medicina Fetal, Gestação de Alto Risco, Reprodução Humana, Endometriose e Uroginecologia.

Realiza, ainda, atividades assistenciais no Hospital das Clínicas e no Hospital Universitário.

Para mais informações, acesse  https://www.fm.usp.br/obstetriciaeginecologia

Oftalmologia e Otorrinolaringologia

O Departamento de Oftalmologia produz pesquisas de impacto, divulgadas em relevantes publicações e debatidas em fóruns científicos.

O Departamento de Otorrinolaringologia responde por intensa produção científica e tem como objetivo conduzir clínico-cirurgicamente diferentes patologias da área.

Para mais informações, acesse oftalmologia - http://www.oftalmologiausp.com.br    otorrinolaringologia - http://www.otorrinousp.org.br

Ortopedia e Traumatologia

É referência nacional nas lesões raquimedulares, microcirurgia reconstrutiva, reimplantes de membros, cirurgias micro-invasivas das fraturas, técnicas de artroscopia, reconstruções com endopróteses ou com banco de tecidos nas grandes ressecções dos tumores musculoesqueléticos, traumatologia e na reabilitação de pacientes.

Para mais informações, acesse http://www.iothcfmusp.com.br

Patologia

Departamento responsável por 13 disciplinas oferecidas no curso de graduação de medicina, entre elas Patologia Geral, Conjunto de Disciplinas de Patologia Especial e Telemedicina. Além disso, responde também pelas autópsias dos pacientes do Hospital das Clínicas, pela Divisão de Anatomia Patológica e pelo Laboratório Central do Hospital das Clínicas.

Para mais informações, acesse https://fm.usp.br/patologia

Pediatria

Departamento formado pelas disciplinas de Pediatria Preventiva e Social, Pediatria Clínica, Pediatria Neonatal e Cuidados Intensivos; e Cirurgia Pediátrica e Transplante Hepático. Conta, ainda, com Laboratórios de Investigação Médica para o apoio à pesquisa. 

Para mais informações, acesse https://icr.usp.br/

Psiquiatria

A atuação do Departamento na área de ensino abrange as áreas de graduação (incluindo o internato), pós-graduação lato sensu (incluindo a Residência Médica) e pós-graduação stricto sensu. Na graduação, responde por um módulo de Psiquiatria na disciplina de Bases Fisiológicas da Clínica Médica e pelas disciplinas de Bases Humanísticas da Medicina, Psicologia Médica e Psiquiatria Clínica. No contexto da pesquisa, exerce importante liderança nacional em pesquisa básica, e clínica nas áreas de Psiquiatria da Infância e Adolescência, Psiquiatria do Desenvolvimento, Psiquiatria Preventiva, Transtornos do Humor, Transtornos de Ansiedade, Esquizofrenia, Psiquiatria Geriátrica, Genética e Epidemiologia.

Para mais informações, acesse https://ipqhc.org.br/

Radiologia e Oncologia

Está ligado ao Instituto de Radiologia (InRad) do HCFMUSP, formado pelas Divisões de Diagnóstico por Imagem; Radiologia Intervencionista Diagnóstica e Terapêutica; e Medicina Nuclear. A área de Diagnóstico por Imagem conta com vários grupos divididos em tórax, medicina interna, neurorradiologia, cabeça e pescoço, musculoesquelético e imagem da mulher.

Para mais informações, acesse http://inrad.hc.fm.usp.br