Histórico e Missão

A Biblioteca existe desde a criação da própria Faculdade de Medicina, estabelecida em 19 de dezembro de 1912. O seu desenvolvimento vem procurando acompanhar o crescimento da Instituição. Uma das grandes realizações do passado foi a iniciativa precursora do médico e bibliotecário Jorge de Andrade Maia, no campo da documentação científica brasileira, na área médica, com o Catálogo Médico Paulista e o Índice Catálogo Médico Brasileiro.

Em 1985 passou a denominar-se Serviço de Biblioteca e Documentação, SBD, designação que melhor reflete seus objetivos e funções, acompanhando a evolução na área como biblioteca do conjunto de base  da Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais da Universidade de São Paulo (ABCD-USP) .

Em 2009 passou a denominar-se Divisão de Biblioteca e Documentação, DBD.

A DBD/FMUSP gerencia, organiza e dissemina a informação na área de Ciências da Saúde para o complexo HC/FMUSP, e define o planejamento e as estratégias que visam os melhores resultados, produtos e serviços para a comunidade.

A estrutura da DBD é constituída por uma Biblioteca Central (BC), duas bibliotecas setoriais especializadas - Centro de Medicina Nuclear (CMN) e Instituto de Radiologia (INRAD) e a Biblioteca Satélite do Pacaembu.

A missão da Biblioteca é promover o acesso e incentivar o uso e a geração da informação, contribuindo para a excelência do ensino, pesquisa, extensão e inovação nas áreas de medicina, fonoaudiologia, fisioterapia e terapia ocupacional.