Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da USP

A Patologia ocupa posição de interface entre as ciências médicas, especificamente entre as disciplinas básicas e asdisciplinas clínicas e cirúrgicas. O Departamento de Patologia é, portanto, fundamental na formação médica e napesquisa translacional.

O Departamento de Patologia atua em quase todas as unidades curriculares, do primeiro ao oitavo semestre, do cursode graduação em Medicina. O Departamento de Patologia conta com ações didáticas inovadoras, como discussõesclínico-patológicas junto à sala de autópsia e biblioteca virtual de lâminas histológicas para o estudo de processospatológicos. Dá apoio a duas Ligas acadêmicas do Centro Acadêmico Oswaldo Cruz: as ligas de Autópsia e dePatologia.

Os docentes do Departamento de Patologia compõem vários grupos de pesquisa nas áreas de Anatomia Patológica,Patologia Clínica, Telemedicina, Informática Médica e Modelagem Matemática aplicada ao estudo das doenças. Essesgrupos atuam no ensino de pós-graduação sensu strictu (nos Programas de Patologia e de FisiopatologiaExperimental) e sensu latu (residências médicas em Anatomia Patológica e em Patologia Clínica). Exercem estreitacolaboração com vários pesquisadores do complexo FMUSP-HCFMUSP e dos Centros de Pesquisa da FMUSP.

O Departamento de Patologia exerce atividades de extensão importantes ao oferecer, além dos programas deresidência médica, cursos de especialização e difusão nas diferentes áreas de expertise em Anatomia Patológica,Patologia Clínica e Telemedicina.

O atendimento à comunidade é outra característica de destaque do Departamento de Patologia, exercida na atençãoaos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), junto às Divisões de Anatomia-Patológica (DAP), de LaboratórioCentral (DLC) do HC-FMUSP e Setor de Anatomia Patológica do Instituto do Câncer de São Paulo (ICESP), além departicipar da gestão do Serviço de Verificação de Óbitos da Capital (SVOC).