Elaboração de trabalho acadêmico

Graduandos

Como Elaborar um Trabalho Científico*

Fases da pesquisa para elaboração do trabalho

As fontes bibliográficas, ou seja, os livros e artigos científicos são indispensáveis para a elaboração de um trabalho acadêmico/científico. A coleta nas fontes de informação do que foi publicado sobre o tema pesquisado fornece embasamento ao trabalho. É sempre necessário revisar a literatura especializada.

Consulte os livros impressos e online disponíveis nas bibliotecas da USP que estão no Banco de Dados Bibliográficos DEDALUS/PBI Portal de Busca Integrada.
Deve-se também realizar um levantamento bibliográfico em bases de dados, na área de ciências da saúde tais como: PubMed/MedlineScopusWeb of Science, Embase, LilacsSciELO para pesquisar os artigos.

Quando você for escrever um trabalho acadêmico/científico, deve primeiro determinar bem o assunto da pesquisa, selecionar palavras-chave para fazer a busca bibliográfica nas bases de dados, levantar o material bibliográfico, ler o material, resumir as informações importantes e iniciar o planejamento da elaboração de seu trabalho.

As fases de um trabalho científico são: Pré-texto, Desenvolvimento e Pós-texto.

Seções de um trabalho científico


Para organizar as fases do trabalho científico é necessário observar as seções abaixo de acordo com as normas solicitadas para o trabalho que está desenvolvendo (Vancouver, ABNT, ISO etc.). Veja a seguir uma definição rápida de cada parte do trabalho.

Título

Deve refletir o conteúdo do trabalho, visa equilíbrio entre concisão e abrangência, transmite uma boa mensagem com um mínimo de palavras, atrai o leitor a se interessar pelo seu trabalho.

O título é uma das últimas etapas da redação do trabalho, pois é no momento final que o autor tem uma visão geral do trabalho. Deve ser escrito em torno de uma ideia central e deve conter a mensagem que se quer transmitir, deve ser bem escolhido, específico e objetivo, e atrair a atenção do leitor.
Evitar abreviaturas, siglas e acrônimos no título.

Nome de autores

Ao publicarem seus trabalhos, os autores devem adotar sempre a mesma forma de citação de seus nomes, facilitando dessa forma a pesquisa de seus trabalhos. Exemplo: Sobrenome Prenomes (abreviados), ex: Auler Junior JOC.

Palavras-chave

Palavras-chave, “Keywords” ou “tags” são usadas para indexação dos textos científicos em bases de dados facilitando a recuperação dos artigos em pesquisas bibliográficas. 

Devem ser indicadas pelos autores de três a no máximo oito palavras. Devem ser escolhidas cuidadosamente, pois permitem a localização do assunto por quem está interessado na pesquisa de um tema específico.

Saiba mais: DECS, MESH

Resumo

Após ler o título é o resumo que vai levar o leitor a se interessar pelo trabalho todo. O resumo deve ser curto e inteligível para os leitores, apresentar os pontos relevantes do trabalho e ressaltar os principais tópicos: objetivos, limites da pesquisa, metodologia utilizada, principais resultados e conclusões.
Ao escrever o resumo, os autores não devem esquecer que, provavelmente, essa será a primeira parte do trabalho a ser lida. O resumo deve ser bem estruturado, e guardar relação com o título e com o conjunto de palavras-chave. Deve ter entre 250 palavras até no máximo 500.

Redação do resumo: usar sequência de frases concisas e objetivas; usar verbo na terceira pessoa do indicativo; não usar parágrafos; não incluir referências, abreviaturas, fórmulas ou equações; evitar termos ou frases que não contenham informações relevantes; evitar adjetivos; não emitir julgamentos de valor, críticas ou comentários pessoais.

INTRODUÇÃO

A introdução é o primeiro tópico de um trabalho científico, é o encaminhamento do leitor para uma visão preliminar do assunto que será objeto da pesquisa. Expõe o que já foi publicado sobre o tema destacando a relevância e o interesse da pesquisa desenvolvida. Traz informações para que o leitor compreenda e avalie o trabalho. Deve esclarecer as intenções do autor, os objetivos do estudo, enunciar o tema, o problema, sua hipótese, desenvolvimento de raciocínio que será adotado, definir e caracterizar o material, o sistema, o fenômeno que analisou e ainda justificar e embasar por que está realizando este estudo, deve trazer citações bibliográficas.

Na introdução é possível além de propor hipóteses, tratar da metodologia usada quando precisa ser explicada ou justificada, antecipar resumidamente os principais resultados e conclusões do trabalho.

OBJETIVOS

Devem descrever de maneira clara e sucinta a finalidade da pesquisa, com especificação dos aspectos que serão abordados.

Os objetivos orientarão a redação não só da metodologia, mas, sobretudo, dos resultados, da discussão e conclusão, devem ser definidos de forma que facilite a leitura e permita uma avaliação fácil e rápida.

Recomenda-se na redação utilizar os verbos no infinitivo.

Para facilitar a redação do objetivo, algumas perguntas ajudam, tais como:

·         Qual é a hipótese do trabalho?

·         O que se pretende analisar?

·         O que se propõe demonstrar?

 
REVISÃO DA LITERATURA

A revisão da literatura é uma apresentação do histórico da evolução científica, do assunto abordado no trabalho, por citações e comentários da literatura considerada relevante na investigação científica. Existe a tendência de limitar apenas aos trabalhos mais importantes, mais diretamente ligados à pesquisa desenvolvida, dando-se ênfase ao que se publicou recentemente.

Em um artigo científico não é possível apresentar uma ampla revisão sobre o assunto, deve-se citar os trabalhos mais significativos para colocar o leitor a par do assunto.

Para monografias, dissertações e teses pode-se apresentar uma revisão ampla sobre o assunto, pois a redação do texto pode ser mais exaustiva, fazendo uma análise crítica de vários trabalhos publicados sobre o assunto.

Deve-se fazer a citação de trabalhos relevantes publicados sobre o assunto abordado, mencionando os pontos importantes dos trabalhos identificados, é importante que as ideias dos autores pesquisados sejam sempre indicadas pelas citações bibliográficas.

Recomenda-se na redação da revisão utilizar os verbos no pretérito perfeito.
Para a redação da revisão da literatura podem ser feitas as perguntas:

·         Quem estudou o assunto?

·         Quais foram as principais descobertas?

·         Quais são as principais opiniões dos autores? Em que ponto está o conhecimento sobre o assunto hoje?

 
MÉTODOS

O tópico que inclui materiais e métodos ou casuística e métodos, deve permitir a reprodução de todo ou parte do trabalho por outro pesquisador que queira reproduzir este trabalho utilizando a mesma metodologia. Tratando-se de trabalho experimental, deve-se descrever o seu desenho experimental, o que foi feito com o material utilizado na pesquisa e relatar em ordem cronológica detalhada, como foram tratados. Se a pesquisa envolver humanos, deverá ser informado o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (http://www.hc.fm.usp.br/images/pdf/dc/cappesq/TCLE-Versao_Marco2015.pdf), critérios de seleção, inclusão, exclusão se estão de acordo com a Declaração de Helsinki, autorização dos pacientes. Deve-se passar pelo Comitê de Ética e no caso de animais, verificar se está de acordo com o Conselho Brasileiro de Experimentação Animal (COBEA).

Informar se foi aplicado um projeto piloto para desenvolver a pesquisa utilizando a metodologia.

Quando houver pacientes nas pesquisas não colocar as iniciais dos mesmos, desta forma fica preservado o anonimato, é recomendado colocar um número para identificar os mesmos na pesquisa. Deve-se utilizar na redação dos métodos os verbos no passado.

A parte referente aos métodos no trabalho deve responder totalmente à pergunta: Como foi feito?

RESULTADOS

Apresentar os resultados de maneira organizada e lógica, fornecer ao leitor as informações mais representativas, extrair os dados mais relevantes e essenciais dos resultados obtidos e apresentar em um quadro coerente do panorama identificado.

Os resultados quantitativos devem ser apresentados através de tratamentos estatísticos.

É comum o uso de figuras e tabelas para ilustrar os dados apresentados de maneira a facilitar a compreensão dos resultados obtidos.

Seguir uma sequência adequada que induza o leitor a tirar suas conclusões sobre os resultados encontrados, manter uma constância na sequência nas descrições.
Os resultados devem ser descritivos e objetivos.

E responder adequadamente à pergunta: O que foi observado?

DISCUSSÃO

A discussão deve ser argumentativa, ter um caráter mais subjetivo, pode apresentar os pontos a favor ou contra as ideias dos autores que estudaram o mesmo assunto.

Pode-se também analisar, interpretar, criticar e comparar os resultados da sua pesquisa com os já existentes sobre o assunto na literatura citada; discutindo possíveis implicações, significados e razões para concordância ou discordância em relação a outros autores. A principal finalidade é mostrar as relações entre os fatos observados e demonstrar o significado dos resultados obtidos.
Deve responder à pergunta: O que se pode concluir dos resultados?

CONCLUSÕES

A conclusão consiste na interpretação dos argumentos ou dos elementos mencionados no desenvolvimento do trabalho, não admite nenhuma ideia, fato ou argumento novo.

Deve ser breve, exata, concisa; ser decorrente da pesquisa; formulada para responder aos objetivos propostos no trabalho.

A qualidade básica de todo trabalho científico é a objetividade, portanto são os fatos ou ideias apresentadas que levaram às conclusões apresentadas. Se o trabalho não for conclusivo recomenda-se colocar Considerações Finais.
 
REFERÊNCIAS

As referências formam o conjunto de indicações precisas e minuciosas que permite a identificação de um documento citado no todo ou em parte durante o trabalho acadêmico/científico (NBR 6023).

Uma referência deve oferecer os elementos fundamentais para a identificação e localização da obra citada: autoria, título, editora, ano, título da revista, informar o endereço eletrônico quando disponível.

Todas as referências citadas no texto deverão estar listadas no capítulo de referências, seguindo as normas de acordo com a orientação dada pela faculdade ou pela publicação selecionada para submissão do trabalho.

Em Ciências da Saúde a norma mais utilizada é a dos editores de revistas científicas (Vancouver Style).

No Brasil algumas áreas do conhecimento utilizam a norma brasileira ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas (www.abnt.org.br) para trabalhos acadêmico e científicos.

Sugestões de bibliografia para consulta na Biblioteca da FMUSP
 
Abrahamsohn P. Redação científica. Rio de Janeiro: Guanabara-Koogan; 2004. Q226/A139/2004

AMA Manual of style: a guide for authors and editors. 10th ed. Oxford: JAMA & Archives Journal, Oxford University Press; 2007.WZ345/A487/10.ed./2007

Andrade MM. Introdução à metodologia do trabalho científico; elaboração de trabalhos de graduação. 8a ed. São Paulo: Atlas; 2007.Q180/A658i/8.ed./2007

Appolinário F. Dicionário de metodologia científica: um guia para a produção do conhecimento científico. São Paulo: Atlas; 2007.Q180/A653d/2007

Gil AC. Como elaborar projetos de pesquisa. 4a ed. São Paulo: Atlas; 2007. Q181.5/G392c/4.ed./2007

Haddad N. Metodologia de estudos em ciências da saúde: como planejar, analisar e apresentar um trabalho científico. São Paulo: Roca; 2004. PM/Q181/H144m/2004

Huth EJ. How to write and publish papers in the medical sciences. Baltimore: Williams & Wilkins; 1990. WZ345/H972h/2.ed/1990

Huth EJ. Medical style & format: an international manual for authors, editors, and publishers. Philadelphia: ISI Press; 1987.WZ345/H972m/1987

Lakatos EM, Marconi MA. Fundamentos de metodologia científica. 6a ed. São Paulo: Atlas; 2007.  Disponível online na Minha Biblioteca: https://dliportal.zbra.com.br/Login.aspx?key=USP Q180/L195f/6a ed./2007

Lebrun J-L. Scientific writing: a reader and writer’s guide. New Jersey: World Scientific; 2007. Q181.5/L49s/2007

Martins GA, Lintz A. Guia para elaboração de monografias e trabalhos de conclusão de curso. 2a ed. São Paulo: Atlas; 2007.Q180/M334g/2.ed./2007

Secaf V. Artigo científico: do desafio à conquista. São Paulo: Reis Editorial; 2000. Z662/S45a/2000

Spector N. Manual para a redação de teses, projetos de pesquisa e artigos científicos. 2a ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2001.Q181/S729m/2.ed./2001


Links para consulta

ABEC. Associação Brasileira de Editores Científicos. Disponível em: http://www.abecbrasil.org.br/novo/

ICMJE – International Committee of Medical Journal Editors - http://www.icmje.org

International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE). Uniform Requirements for Manuscripts Submitted to Biomedical Journals: Samples of Formatted References for Authors of Journal Articles. Available from: http://www.nlm.nih.gov/bsd/uniform_requirements.html

Murdoch University. Referecing - http://library.murdoch.edu.au/Getting-help/Referencing/

Patrias K, Wendling D, editors. Citing medicine: the NLM style guide for authors, editors and publishers. Bethesda (MD): NLM; 2007. Available from: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK7256/

Instituto Gilson Volpato de Educação Científica, IGVEC. Disponível em: https://www.igvec.com

WAME – World Association of Medical Editors - http://www.wame.org

FAPESP. Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Boas práticas científicas. Disponível em: http://www.fapesp.br/boaspraticas/