Notícias em destaque

No dia 9 de abril de 2024, o evento de lançamento do Observatório do Trabalho: diversidade, inclusão e direitos humanos, marcou um momento significativo na FMUSP.

Sob a coordenação da Profa. Dra. Talita Naiara Rossi da Silva, o observatório visa articular pesquisadores, estudantes e interessados na participação das pessoas com deficiência no mercado de trabalho, promovendo pesquisas, ações e projetos de extensão. Além disso, o evento proporcionou debates enriquecedores entre docentes, estudantes, terapeutas ocupacionais e outros profissionais, além da presença importante do Dr. José Carlos do Carmo, representante do Ministério do Trabalho e Emprego, trazendo perspectivas valiosas para futuras ações do observatório. 

Representando a Pró-reitoria de Inclusão e Pertencimento, o evento contou com as presenças do Prof. Rogério Monteiro de Siqueira, diretor da coordenadoria de Mulheres, Relações Étnico-Raciais e Diversidades da Pró-reitoria de Inclusão e Pertencimento/USP e da Profa. Eucenir Fredini Rocha, coordenadora das Ações de Inclusão e Pertencimento das Pessoas com Deficiência na Pró-reitoria de Inclusão e Pertencimento/USP. 

O lançamento do Observatório do Trabalho também se destacou por sua abordagem educativa, buscando difundir conhecimentos sobre a participação das pessoas com deficiência no ambiente de trabalho e integrar essa temática nas atividades de graduação e pós-graduação. Além disso, o evento reforçou o compromisso em fortalecer a participação e o pertencimento das pessoas com deficiência no corpo docente, técnico e administrativo da universidade.
Com a presença de diversos profissionais e especialistas, o evento inaugurou uma jornada promissora em direção a uma sociedade mais inclusiva e consciente. O Observatório do Trabalho promete ser um importante catalisador para o avanço dos direitos das pessoas com deficiência no mercado de trabalho, consolidando-se como uma voz ativa na promoção da diversidade, inclusão e respeito aos direitos humanos.

Presenças no evento.

Profa. Dra. Eucenir Fredini Rocha, Prof. Dr. Rogério Monteiro de Siqueira e Profa. Dra. Talita Naiara Rossi da Silva.