O Instituto da Criança e do Adolescente (ICr-HCFMUSP) e o Centro do Desenvolvimento Infantil (CEDI-FMUSP) promovem, desde o dia 11 de novembro, a campanha “Nosso Time Só Ganha Quando Elas Brincam – Brincar é preparar para o futuro”. Com ações lúdicas na Estação Clínicas da Linha 2 Verde do Metrô, até 9 de dezembro, a campanha reforçará a importância das brincadeiras para o desenvolvimento de habilidades desenvolvidas na infância que são essenciais na fase adulta.
Perto das catracas estão instalados cartazes que explicam sobre essas habilidades – cooperação, criatividade, foco e atenção, autocontrole e memória estratégica –, desenvolvidas em atividades simples, como jogar futebol, jogos de tabuleiros ou contar histórias. Duas amarelinhas foram aplicadas no chão da estação para convidar adultos e crianças a brincar e compartilhar a experiência nas redes sociais.
De acordo com a coordenadora do Ambulatório de Pediatria do Desenvolvimento e Comportamento do ICr-HCFMUSP e integrante do CEDI-FMUSP, Ana Paula Scoleze Ferrer, as brincadeiras são responsáveis por treinar habilidades motoras e de equilíbrio, de linguagem, os aspectos socioemocionais e são fundamentais para estimular o raciocínio e aprendizado.
“Precisamos entender que, para o bom desenvolvimento de importantes áreas do cérebro, é necessário que a criança tenha interações sociais saudáveis e adequadas, além de saúde física, que são estimuladas por jogos e brincadeiras”, explica Ana Paula Scoleze Ferrer.
A coordenadora de Humanização do ICr-HCFMUSP, Jussara Zimmermann, enfatiza a importância de aproveitar o momento para estimular atividades coletivas infantis. “Diante dos estímulos tecnológicos presentes no dia a dia de uma criança, cabe ao adulto entender que há muitas formas de estimular o desenvolvimento de uma criança, a partir de atividades simples como um jogo de futebol, que pode acontecer numa rua, praça, parque ou na escola”, finaliza.
Na página icr.usp.br/brincar, há mais informações e dicas sobre o assunto.