Organizado pela revista Scientific American Brasil, evento vai discutir tópicos como adoção de um modelo de atendimento em saúde focado na prevenção, uso de novas tecnologias e reconfiguração do ensino médico.
Os avanços da ciência e da tecnologia vão redefinir, em um curto espaço de tempo, os horizontes dos cuidados com a saúde. Para apresentar e debater as transformações que vêm por aí, a revista Scientific American Brasil convida você a participar, no próximo dia 6/11, do seminário O Futuro da Medicina.
O evento acontecerá no auditório do Instituto de Energia e Ambiente (IEE), da USP, e vai reunir cerca de uma dezena de palestrantes. A curadoria é do médico e pesquisador Prof. José Eduardo Krieger, membro titular da diretoria do Instituto do Coração da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Nas próximas décadas os médicos terão a seu dispor um arsenal de ferramentas sofisticadas. Células e órgãos artificiais, terapias genéticas, novos instrumentos diagnósticos, estimulação cerebral ultraprecisa, terapias baseadas em células-tronco, nanorrobôs, inteligência artificial e infinitas outras possibilidades prometem uma expectativa de vida média que pode ultrapassar a casa dos 100 anos. Porém, quando se examina esta nova medicina do ponto de vista social, surgem importantes questionamentos em diferentes áreas.
Os mais imediatos estão no campo da bioética e do acesso universal aos novos tratamentos. As tecnologias de edição gênica, por exemplo, acenam com a possibilidade de exclusão de mutações perniciosas do DNA, mas desenvolver esta metodologia vai exigir o emprego experimental de embriões, um passo que até hoje a pesquisa em biotecnologia se recusou a dar. Na sua dimensão social e econômica, o aumento do custo dos tratamentos médicos exige que seja repensado o modelo de atenção à saúde, que não pode ser mais focado nos procedimentos de alta complexidade, em detrimento da prevenção e na desatenção a doenças que oferecem baixa atratividade do ponto de vista do retorno econômico.
O IEE fica na Avenida Prof. Luciano Gualberto, 1289, Cidade Universitária. A participação no evento é gratuita, e o seminário também poderá ser acompanhado pela internet. Nos dois casos, porém, é preciso se cadastrar primeiro. Informe-se pelo site www.ofuturodamedicina.com.br.