Notícias em destaque

Para homenagear o centenário de falecimento do médico Arnaldo Vieira de Carvalho, ocorrido em 5/6/1920, foi plantada, na Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), em São Paulo, um pau-ferro. O evento promovido, pela Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho (FAVC), mantenedora da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), e a FMUSP ocorreu dia 19 de outubro. Posteriormente, será plantada uma outra árvore na Santa Casa.

O Prof. Dr. Vahan Agopyan, reitor da USP, exaltou o homenageado como um dos líderes do Estado na valorização da ciência e da educação. Dr. Antonio Cleidenir Tonico Ramos, Presidente do Conselho Curador da FAVC, mantenedora da FCMSCSP, lembrou a importância desse grande brasileiro para a medicina nacional.

Marcel Cerqueira Cesar Machado, representando a Associação dos Professores Eméritos da FMUSP, discorreu brevemente sobre os vínculos históricos existentes entre a Santa Casa e a FMUSP, enquanto o Prof. Dr. José Eduardo Lutaif Dolci, Diretor da FCMSCSP, destacou que os formados e alunos das duas instituições são “Filhos de Arnaldo”, sendo, portanto, irmãos. No encerramento, o Prof. Dr. Tarcisio Eloy Pessoa de Barros Filho, Diretor da FMUSP, destacou a importância do plantio da árvore para aproximar ainda mais os laços entre as duas instituições.

O evento foi prestigiado ainda por autoridades como Dr. João Clímaco Penna Trindade, Presidente da Diretoria Executiva da FAVC; e Prof. Yassuhiko Okay, Chefe de Gabinete da FMUSP; e Dr. Luiz Fernando Nogueira de Lima, integrante do Conselho Curador da FAVC, entre outros.