Notícias em destaque

A Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) lamenta o falecimento do Prof. Dr. João Valente Barbas Filho, da Disciplina de Pneumologia do Departamento de Cardiopneumologia, nesta terça-feira, 13 de dezembro de 2022.

O Prof. Dr. João Valente Barbas Filho, nascido em 25 de outubro de 1927, na cidade de São Paulo, foi o primeiro e um dos mais importantes pneumologistas da Faculdade de Medicina da USP.

Formado em 1951, fez parte da segunda Clínica Médica, chefiada pelo Prof. Luiz Décourt. Em 1954, acompanhou a organização de especialidades clínicas - momento em que foi constituída a Pneumologia, passando a atender os pacientes com problemas respiratórios como responsável pela enfermaria.

Desde então, dirigiu a Pneumologia até sua aposentadoria. Nos mais de quarenta anos, desenvolveu a área de avaliação da função pulmonar e a área de avaliação dos derrames pleurais com a introdução de biópsias.

Também fez importantes integrações com outras especialidades, como a radiologia e patologia. De forma colaborativa com outros professores, desenvolveu a correlação entre a morfologia e a função pulmonar, trazendo a fisiologia para o centro das discussões na área.

Além disso, durante seu período de atuação, participou da formação de centenas de médicos na especialidade de Pneumologia, atuando na graduação como orientador de alunos, e na formação de residentes de clínica médica e especialistas. Foi responsável pela pós-graduação da Pneumologia, atuando também na formação de doutores.

Contribuiu, portanto, na formação de muitos especialistas que ainda hoje permanecem no Hospital das Clínicas e em outras universidades, no estado de São Paulo e no Brasil - assim como de profissionais vindos do exterior para fazer sua especialização na USP.

Depois de concluir seu doutorado 1960, completou sua livre docência no final dos anos 1970 e se tornou professor associado em 1980, aposentando-se nesse cargo em 1995. Mesmo após a aposentadoria, não se afastou das atividades acadêmicas, produzindo pesquisas científicas importantes na área das fibroses pulmonares, sendo um de seus artigos (Evidence of type II pneumocyte apoptosis in the pathogenesis of idiopathic pulmonary fibrosis (IFP)/usual interstitial pneumonia (UIP), de 2001) um dos mais citados na literatura especializada.

Além de professor, orientador e formador de lideranças na medicina respiratória, o Prof. Valente também será lembrado por sua atuação direta na assistência ambulatorial aos pacientes do SUS e manteve visitas semanais aos pacientes internados – demonstrando também sua qualificação nos diagnósticos mais complexos e disposição a orientar os residentes e pneumologistas mais novos.

Seu legado permanece também no trabalho de sua filha, Dra. Carmen Valente, hoje assistente da Pneumologia do Hospital das Clínicas, com extensa participação acadêmica nas áreas de UTI respiratória e de vasculites pulmonares.

Sua dedicação e seus ensinamentos certamente serão carregados por seus alunos e transmitidos às novas gerações.